Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas - 2015 a 2016 / Novos servidores participam do Programa de Integração do TRT

Novos servidores participam do Programa de Integração do TRT

publicado 12/01/2016 12:28, modificado 12/01/2016 14:28
Novos servidores participam do Programa de Integração do TRT (imagem 1)

Servidores recém-empossados no TRT participaram, na manhã desta terça-feira (12), da abertura do Programa de Integração realizado pela Escola Judicial. A primeira turma, cujo treinamento vai até a próxima sexta-feira, conta com a participação dos 56 candidatos do último concurso que tomaram posse até o momento, nos dias 28 de dezembro, 4 e 11 de janeiro.

Setores da área administrativa e judicial irão se apresentar em palestras até o final do curso (veja o programa ). A atividade visa formar a cidadania corporativa, compartilhar a cultura, as políticas e as normas da instituição, sensibilizando os novos servidores sobre a missão e a visão de futuro e buscando alinhar as expectativas do servidor com os valores organizacionais.

A abertura do programa foi feita pelo presidente do Tribunal, desembargador Júlio Bernardo do Carmo, tendo a participação, na mesa, do 1º vice-presidente, desembargador Ricardo Antônio Mohallem; do 2º vice-presidente e diretor da Escola Judicial, desembargador Luiz Ronan Neves Koury; do juiz auxiliar da Presidência, Mauro César Silva; e da coordenadora acadêmica da Escola Judicial, juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim.

Fala do presidente

Novos servidores participam do Programa de Integração do TRT (imagem 2)

Na sua fala de abertura da sessão , o presidente do Tribunal, desembargador Júlio Bernardo do Carmo, iniciou com uma saudação de boas-vindas aos novos servidores, dizendo que, para a Casa, é um dia festivo. No pronunciamento, ele valorou a atitude de colaboração dos servidores como necessária para a prestação de uma tutela jurisdicional célere e efetiva, associada aos valores e metas, bem como à missão estabelecidas no planejamento estratégico da instituição.

O presidente discorreu sobre as qualidades que devem nortear a conduta dos servidores. Tais como a moralidade, impessoalidade, eficiência, assiduidade, disciplina e capacidade de iniciativa, elencou a importância da ética, do decoro, do zelo e da eficácia, como primados maiores. "Servidores que trabalham em perfeita harmonia com a estrutura organizacional em que se inserem, respeitando seus colegas e cada cidadão que se socorre da Administração Pública, colaboram efetivamente para o crescimento e o engrandecimento da Nação", pontuou o mandatário da Administração.De acordo com o desembargador presidente Júlio Bernardo do Carmo, a difícil aprovação num concurso com mais de 120 mil candidatos demonstra do grau de perseverança e a vocação para bem servir à Administração Pública. (Leia aqui a íntegra do pronunciamento).

Fala do 1º vice-presidente

Novos servidores participam do Programa de Integração do TRT (imagem 3)

O desembargador Ricardo Antônio Mohallem, 1º vice-presidente, disse que os novos servidores devem atuar como pessoas diferenciadas, com o papel de representar uma palavra de harmonia e de paz, sendo um ponto de equilíbrio nos locais de trabalho em que estiverem atuando. Ele alertou para as dificuldades, apesar da esperança de muitos que veem a posse no serviço público como solução para todos os problemas profissionais. Também ressaltou a necessidade de dar atendimento digno a todos, e de se dedicar com disposição de entrega.

"Se adotarem essa conduta, terão o reconhecimento da Administração, dos advogados e dos colegas", afirmou o 1º vice-presidente. Porém, mesmo se não houvesse esse reconhecimento, prosseguiu o desembargador, "o mais importante é a consciência do dever cumprido".

Fala do 2º vice-presidente e diretor da Escola Judicial

Novos servidores participam do Programa de Integração do TRT (imagem 4)

Último a falar, o 2º vice-presidente, desembargador Luiz Ronan Neves Koury, avaliou que a dificuldade do concurso, considerando o número de vagas, se assemelha a do certame para seleção de magistrados. Mais importante que suprir a carência de pessoal nas unidades do Tribunal, segundo o desembargador, é a realização profissional daqueles que estão ingressando aos quadros da instituição, opinou. "É fundamental que os senhores sejam felizes", ressaltou ele. Fazendo um paralelo com a trajetória dos magistrados que estavam na mesa, manifestou sua expectativa de que "a Justiça do Trabalho penetre na vida de vocês assim como penetrou na de cada um de nós".

O desembargador Luiz Ronan Neves Koury aproveitou para fazer um diferencial entre o ingresso aos quadros do Tribunal e uma hipotética contratação em empresa privada: enquanto neste último exemplo o que se espera é produzir para conseguir lucro; no Tribunal a ideia é "produzir, sim, mas produzir um bom serviço público para quem nos paga, que é o cidadão".

Ao apresentar um histórico da Justiça do Trabalho no Brasil e em Minas Gerais, o 2º vice-presidente deu ênfase à responsabilidade de quem faz parte da instituição: "Hoje, quando nós vivemos numa sociedade de indecente desigualdade social, um instrumento efetivo de inclusão social é muito importante para o país". Ele também expôs um retrato da estrutura do Tribunal, apresentando dados . Ao final, manifestando que espera contribuições efetivas dos novos servidores, o desembargador Luiz Ronan Neves Koury conceituou a instituição como "uma obra anônima e coletiva", em que há uma responsabilidade que deve ser passada entre gerações, mantendo o mesmo espírito e objetivo.

Veja aqui a fala do desembargador Luiz Ronan Neves Koury na íntegra.

Novas posses e turmas do curso

Ao todo, 105 servidores foram nomeados até o momento. Novas solenidades de posse, para o ingresso dos outros 49 nomeados, estão programadas para os dias 18 e 25 de janeiro próximos. Os servidores empossados no dia 18 participarão da segunda turma do Programa de Integração, que ocorrerá entre os dias 19 e 22 deste mês. (Texto: David Landau / Foto: Augusto Ferreira)

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /