Servidor do Foro de Alfenas alcança primeiro lugar na segunda edição do Boas Práticas
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Os vencedores do Projeto Boas Práticas, segunda edição, da Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, foram conhecidos nesta sexta-feira em solenidade prestigiada pela presidente do regional, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria e pelos demais membros da instituição. O 1º vice-presidente, desembargador José Murilo de Morais; a 2ª vice-presidente, ouvidora e diretora da Escola Judicial, desembargadora Emília Facchini; a corregedora, desembargadora Denise Alves Horta; o vice-corregedor, desembargador Luiz Ronan Neves Koury, e o desembargador Ricardo Mohallem. E também o juiz Glauco Rodrigues Becho, presidente em exercício da Amatra3; o diretor-geral do TRT, Ricardo Oliveira Marques, magistrados e servidores.
Para a presidente do tribunal, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, as práticas terem se originado de varas, foros e gabinetes de diversas cidades e regiões do estado atestam o sucesso desse "concurso de talentos" desenvolvido e promovido pela Corregedoria Regional que tem por objetivo aperfeiçoar procedimentos de trabalho, "especialmente aqueles desempenhados na lida diária das varas, gabinetes, turmas e setores administrativos e judiciários de nosso tribunal". Para ela, os melhores prêmios são aqueles que vêm reconhecer méritos reais de produtos, serviços, iniciativas e ações de qualidade criados pelas pessoas com engenho, arte e determinação.
Com igual entendimento, a desembargadora-corregedora Denise Alves Horta em sua manifestação, além de agradecer a receptividade de magistrados e servidores ao Boas Práticas, destacou a importância do projeto que otimiza o dia a dia de servidores e magistrados da 3ª Região contribuindo para a excelência dos trabalhos do TRT mineiro. Já o diretor-geral lembrou a origem do projeto, que logo ganhou adesão de um grupo de servidores e já está em sua segunda edição.
![]() |
Selecionados dentre os muitos inscritos, dez projetos de boas práticas foram escolhidos como finalistas. Ao final sagraram-se campeões: em primeiro lugar, o projeto Endereços e roteiros, de Sérgio Eulésio Ferreira (Foro de Alfenas); em segundo, Formulário de Atermação, da servidora Rachel Leão Calicchio Zampar (Núcleo do Foro de Poços de Caldas); em terceiro, Roteiros práticos para PJe, de Jessiane Carla Siqueira Moreira (Secretaria de Apoio Judiciário). Em quarto e quinto, respectivamente, Pré audiência - Conciliação, de autoria do juiz David Rocha Koch Torres (VT de Ubá) e Consumo Consciente, da juíza Érica Aparecida Pires Bessa (Foro de Contagem). À exceção do autor do terceiro projeto que ganhou um vale viagem da Asttter, os demais vencedores receberam como prêmio, tablets ofertados pela Sicoob Coopjus ou pelo Sitraemg. E, ainda, placas e certificados em reconhecimento à autoria dos projetos e livros da Livraria Jurídica de Belo Horizonte.
![]() |
Os outros selecionados foram Concentração dos prazos para cumprimento das obrigações de fazer e da obrigação de pagar e Indicação do link do PJe - passo a passo, ambos de autoria da juíza Wanessa Mendes de Araújo (1ª VT de Itabira); Cumprimento sempre em dia, de Juliana dos Santos Pinto (1ª VT de Belo Horizonte); E-Gestão para gabinetes, da servidora Sheila Ferreira Chaves (gabinete do desembargador Ricardo Mohallem) e Procedimentos especiais de execução de autoria do juiz Daniel Gomide Souza (1ª VT de Itabira).
Outras premiações
![]() |
No evento, foram ainda distinguidos com menções honrosas o Projeto de Gestão Colaborativa - Programa Servidor em Pauta, apresentada pelo diretor-geral do TRT, Ricardo Oliveira Marques, e o Projeto Pesquisa de Campo - Acessibilidade na Prática nas Unidades Administrativas e Judiciárias do TRT3 - Capital, apresentada pelo servidor Marcus Vinícius Viana. (fotos: Augusto Ferreira)
![]() |