Alunos da rede pública municipal são premiados no TRT

publicado 02/05/2007 16:17, modificado 02/05/2007 19:17

Em solenidade realizada nesta manhã de quarta-feira, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região premiou os melhores desenhos sobre o tema Trabalho e Cidadania , feitos pelos alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Os desenhos irão ilustrar o calendário de 2008 do TRT. O primeiro colocado e sua escola receberam um microcomputador cada, cabendo aos outros 12 classificados, um MP4 Player.

Alunos da rede pública municipal são premiados no TRT (imagem 1)
Geisy dos Santos Vieira, aluna da Escola Municipal Prof. Francisco Bressane de Azevedo, vencedora do Concurso de Desenhos

O objetivo do concurso, que integra as comemorações do Dia do Trabalho no TRT mineiro, foi promover nas escolas uma ampla reflexão sobre o trabalho como instrumento de cidadania e, ainda, destacar a importância do trabalho para as novas gerações. Participaram da atividade, alunos com idade entre 9 e 12 anos, matriculados no 2º ciclo de 29 escolas do Programa Escola Integrada, projeto-piloto da Secretaria Municipal de Educação que oferece às crianças oportunidade de reforçar o trabalho desenvolvido em sala de aula através de oficinas e de cursos de esporte, lazer e cultura ministrados por agentes culturais e monitores, em espaços públicos comunitários.

Bastante emocionado, o desembargador Tarcísio Alberto Giboski iniciou a solenidade dirigindo-se aos professores “Não fossem vocês que fazem do trabalho sua fonte de vida, não haveria futuro para as crianças”. Em seguida, ele agradeceu ao prefeito municipal, Fernando Pimentel, representado na solenidade pela professora Neusa Mª Macedo, coordenadora pedagógica do Programa Escola Integrada.

Ao dirigir-se aos mais de 200 alunos presentes, Giboski salientou a importância do trabalho como instrumento de cidadania, frisando que o trabalho faz cidadãos honestos dos quais a sociedade tanto precisa. Para ele, “o trabalho diz respeito à nossa própria vida”.

Já a professora Neuza Macedo agradeceu ao TRT pela parceria e elogiou a iniciativa do Tribunal pela escolha do tema do desenho que provocou nas escolas oportunidade de discussão porque “só o trabalho confere dignidade ao ser humano e é importante na construção da cidadania”. Para a professora, a parceria do TRT com o programa Escola Integrada, ajuda a efetivar o projeto que caracteriza Belo Horizonte como a cidade educadora. “Espero que seja esta a primeira de muitas outras parcerias”.

Após a solenidade foi inaugurada a exposição dos trabalhos no saguão do prédio do TRT que ficará aberta até o próximo dia 11 de maio.

Alunos da rede pública municipal são premiados no TRT (imagem 2)
Presidente do TRT e alunos do 2º Ciclo da Escola Municipal Professor Francisco Bressane de Azevedo
Veja galeria de fotos do evento

Visualizações: