Cooperação judicial será discutida em Congresso Iberoamericano na Espanha

publicado 06/09/2007 11:44, modificado 06/09/2007 14:44

Será realizado, entre os dias 19 e 23 de novembro de 2007, na Espanha, o I Congresso Iberoamericano sobre Cooperação Judicial, que terá como tema principal "O Juiz e a Conectividade". O congresso acontecerá na Universidade de Barcelona e já conta com a participação de 11 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Peru e Venezuela. Segundo o vice-presidente da Associação Latino-americana de Juízes - REDLAJ - juiz José Eduardo Chaves, do TRT de Minas, a participação do maior número de países, e seus magistrados, é de extrema importância uma vez que o objetivo básico do congresso é “promover uma aproximação pessoal entre os juízes latino-americanos e seus colegas espanhóis, não só através de visitas aos tribunais e órgãos jurisdicionais de 1º grau da Catalunha, como também de eventos mais descontraídos”, frisa.

Isso porque, segundo o juiz José Eduardo Chaves, os juízes que atuam como “magistrado de enlace” ou “ponto de contato”, na Europa, perceberam que este sistema de cooperação interjurisdicional funciona melhor a partir de uma aproximação mais informal, de uma convivência pessoal entre os juízes, do que a partir de sistematizações teóricas. Ele ressalta que “é essencial que juízes e estudiosos se conheçam pessoalmente, pois isso torna o sistema de cooperação mais fluido e produtivo. Daí a importância de levar um grande número de magistrados do Brasil e da América Latina para não só se aprofundarem teoricamente sobre o a questão, mas para se conhecerem e conhecerem os colegas e professores europeus", conclui o juiz.

O I Congresso Iberoamericano sobre Cooperação Judicial é promovido pela Associação Latino-americana de Juízes - www.REDLAJ.org; Escola Nacional da Magistratura – ENM; Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB; Universidade de Barcelona – UB, e um pool de entidades internacionais.

Para informações sobre hospedagem e inscrições, clique aqui: www.redlaj.org

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br