Você está aqui:

Magistrados da 3ª Região ministram aulas na Enamat

publicado: 26/04/2007 às 16h50 | modificado: 26/04/2007 às 19h50

Teve início, em Brasília, no último dia 9 de abril, o segundo Curso de Formação Inicial, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (Enamat), para juízes recém-empossados em diversos TRTs do país, cujo encerramento está marcado para o próximo dia 4 de maio. Único do país, o objetivo do curso, conforme previsto na Emenda Constitucional nº 45/04, é oferecer aos novos juízes uma formação específica para a atividade judicante, desenvolvendo as habilidades necessárias para o bom exercício da magistratura. Esta é uma das etapas para a aquisição da vitaliciedade do cargo de magistrado. Ao término do curso em Brasília, os 80 juízes retornarão aos seus tribunais de origem para a continuidade da Formação Inicial.

Magistrados da 3ª Região ministram aulas na Enamat (imagem 1)
Juíza Adriana Goulart de Sena ministra aula sobre as técnicas de juízo conciliatório

Dentre os professores que atuam na Enamat, estão três magistrados da 3ª Região: o desembargador Luiz Ronan Neves Koury, convocado para o TST; o desembargador aposentado do TRT, Márcio Túlio Viana (ambos ministram a disciplina Temas Contemporâneos do Direito) e a juíza Adriana Goulart de Sena, titular da 35ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e conselheira da Escola Judicial do TRT da 3ª Região, que ministra a disciplina Técnicas de Juízo Conciliatório.

A Enamat foi criada pela Reforma do Judiciário de 2004 (EC nº 45/04), e instalada como órgão do TST, em setembro de 2006. Ela tem por objetivo promover a seleção, a formação e o aperfeiçoamento dos Juízes do Trabalho, por meio de cursos, estudos, pesquisas, seminários, encontros regionais, nacionais e internacionais, visando ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

A primeira turma de juízes do país a passar pela Enamat foi constituída por 72 Juízes do Trabalho substitutos, sendo 24, da 3ª Região.

Visualizações: