Magistrados da 3ª Região ministram curso sobre conciliação na Enamat

publicado 03/07/2007 11:19, modificado 03/07/2007 14:19

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) promoveu, na semana de 25 a 29 de junho, o 1º Curso de Formação de Formadores em Técnica de Juízo Conciliatório . Da 3ª Região, participaram como alunos o juiz do trabalho substituto, Luiz Olympio Brandão Vidal, e o juiz Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, titular da 39ª Vara do Trabalho de BH, membros do Conselho Consultivo da Escola Judicial.

A partir de agora, eles passam a atuar como formadores multiplicadores em seus regionais. A Enamat estabeleceu cronograma, com prazo máximo de 120 dias, para implantação de curso-piloto nas regiões que indicaram alunos para o curso.

Na abertura do evento, no dia 25 de junho, o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, diretor da Escola, destacou o caráter de multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade do curso, ao lembrar a abordagem de aspectos jurídicos, sociológicos, psicológicos e deontológicos da conciliação. O formato "inédito" constou de aulas expositivas, vídeos e simulações preparados "com especial talento" pelos juízes e professores Giovanni Olsson (TRT da 12ª Região) e Adriana Goulart de Sena (TRT da 3ª Região). Foram apresentados ainda subsídios específicos para cada Região, de forma a facilitar a continuação do trabalho dos magistrados, conforme explicou o ministro, que ressaltou, ainda, que o curso é o primeiro vínculo real, "forte e objetivo" que se estabelece entre os Tribunais Regionais e a Enamat.

Minas Gerais representada no corpo docente

Grande parte do corpo docente foi composta por professores mineiros, dentre magistrados, uma servidora do TRT da 3ª Região e uma professora da UFMG.

Participaram como formadoras as juízas conselheiras da Escola Judicial da 3ª Região Adriana Goulart de Sena, titular da 35ª VT de BH; Graça M. Borges de Freitas, titular da VT de Formiga; o desembargador aposentado da 3ª Região Márcio Túlio Vianna; a servidora do TRT da 3ª Região e psicanalista Judith Euchares Ricardo de Albuquerque; e a professora da UFMG Miracy Barbosa de Sousa Gustin.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br