Presidente do TRT participa de encontro de informática em Goiás

publicado 14/09/2006 09:28, modificado 14/09/2006 12:28

O juiz Tarcísio Alberto Giboski, presidente do TRT da 3ª Região, participa hoje em Goiás do Encontro Nacional de Informatização juntamente com o juiz do TRT, Paulo Roberto de Castro, membro da Comissão de Informática, e o Diretor de Informática, Roberto Rodrigues da Costa. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Comissão Nacional de Informatização do Colégio de Presidentes de TJs do Brasil, o encontro busca a integração de todos os Tribunais de Justiça através da criação de um banco de dados de soluções de software para o Poder Judiciário, propiciando que modernas tecnologias de informação sejam utilizadas pelos tribunais do país. As mudanças permitirão que o Judiciário ganhe maior celeridade, mais facilidade de acesso e economia, entre outras vantagens.

Na oportunidade, O TJ de Goiás apresenta vários sistemas eletrônicos que já são utilizados na prática diária do Tribunal e o CNJ entrega aos tribunais o Sistema de Processo Eletrônico, desenvolvido em software livre, que poderá ser utilizado no Judiciário sem custos. O sistema de processo virtual prevê a tramitação digital dos processos judiciais, dispensando o uso de papel. O CNJ disponibilizará aos tribunais os códigos-fontes, para que os tribunais possam fazer as adaptações que considerarem necessárias.

O encontro se estende até dia 15 e reúne representantes de todos os TJs do país, que também irão apresentar soluções implantadas ou em desenvolvimento no próprio estado. Juízes de outras esferas do judiciário também foram convidados a participar do encontro, assim como os técnicos da área de informática, que pretende ser uma frutífera troca de tecnologias e experiências do mundo da informática.

Visualizações: