TRT-MG apresenta no Coleprecor suas idéias sobre a Conciliação

publicado 25/05/2007 15:10, modificado 25/05/2007 18:10

Magistrados do TRT apresentaram, durante a reunião do Coleprecor, no TST, em Brasília, na última quinta-feira, dia 24, as atividades, iniciativas e projetos da Comissão Permanente do Movimento pela Conciliação e de seus membros.
O presidente do TRT-MG, desembargador Tarcísio Alberto Giboski, o corregedor, desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa e a juíza Adriana Goulart de Sena, titular da 35ª Vara do Trabalho de BH e membro da Comissão Permanente do Movimento pela Conciliação, apresentaram informações sobre as atividades empreendidas pela 3ª Região, referentes ao Movimento Nacional de Conciliação determinado pelo CNJ, na Recomendação nº. 08.

A juíza Adriana Sena falou sobre o balanço da 1ª Semana de Conciliação, realizada em dezembro de 2006, quando o TRT promoveu uma grande reflexão entre magistrados sobre a importância de se buscar o acordo para a solução dos conflitos. Na ocasião, foram realizados painéis e mini-curso para os magistrados sobre os temas “A Conciliação e o Juízo de Precatório do TRT da 3ª Região” e “Técnicas de Juízo Conciliatório Trabalhista” . Os destaques, durante esta semana, foram os mutirões de conciliação nas Varas do Trabalho e no TRT.

Dentre as ações já planejadas para 2007 estão duas Semanas, com pautas exclusivas de conciliação, previstas para os dias 25 a 29 de junho e 10 a 14 de dezembro; a promoção de campanhas com o fito de esclarecer as vantagens da solução pacífica do conflito por meio da conciliação.

Na oportunidade, foi apresentada proposta de elaboração de quadro estatístico próprio com observância das peculiaridades da Justiça do Trabalho. O modelo de relatório estatístico sugerido pelo TRT-MG foi aprovado por unanimidade pelo Coleprecor e será encaminhado ao ministro presidente do TST, para as devidas providências.

Conforme a juíza Adriana Sena, os desembargadores de outros regionais demonstraram grande interesse pelas medidas traçadas na 3ª Região.

Visualizações: