TRT-MG inaugura obras de restauração de casarão antigo em Santa Luzia

publicado 21/11/2008 14:26, modificado 21/11/2008 16:26
TRT-MG inaugura obras de restauração de casarão antigo em Santa Luzia (imagem 1)

O Tribunal Regional do Trabalho inaugurou, na tarde desta quinta-feira, 20 de novembro, o espaço restaurado da Vara do Trabalho de Santa Luzia e a sala da OAB/MG (100ª Subseção).

O imóvel onde está instalada a Vara do Trabalho e o terreno dos fundos, onde foram erguidas as instalações do Fórum Trabalhista, foram doados, em 1992, pelo Executivo Municipal ao TRT-MG. Construído no final do século XIX, o casarão foi tombado, em 1998, pelo Patrimônio Histórico.

À Diretoria de Engenharia do TRT-MG, responsável pela edificação do anexo, coube, também, elaborar o projeto de restauração do casarão que se encontrava em condições precárias de conservação, visando adequá-lo às novas necessidades. A reforma, executada em sintonia com o IEPHA, respeitou as características originais do prédio sem descuidar dos aspectos de segurança e funcionalidade.

No casarão restaurado foi implantado hall de espera para os usuários, sala para informações e reclamações trabalhistas, banheiros para o público, rampa de acesso lateral para portadores de necessidades especiais e espaço para arquivo de processos.

TRT-MG inaugura obras de restauração de casarão antigo em Santa Luzia (imagem 2)
Presentes ao evento, além do presidente do TRT-MG,desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, a desembargadora Maria Lúcia Cardoso Magalhães, vice-presidente administrativo da Casa e Raimundo Cândido Júnior, presidente da OAB/MG (em primeiro plano, na foto) . E, ainda, o desembargador Eduardo Augusto Lobato, corregedor do Tribunal; José Raimundo Delgado, prefeito municipal de Santa Luzia; Ronaldo Maurílio Cheib, procurador do estado, juízes, autoridades locais e servidores da Casa.

Para o desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, presidente do TRT-MG, a inauguração deste espaço tem o objetivo precípuo de promover a modernização da Justiça do Trabalho de Santa Luzia, para que a instituição possa responder, de modo cada vez mais eficaz e célere, àqueles que buscam, nesta Casa, a justiça social .

TRT-MG inaugura obras de restauração de casarão antigo em Santa Luzia (imagem 3)
A 100ª Subseção da OAB/MG, que tem como presidente Francisco Massara Gabrich (à dir. na foto) , recebeu sala com infra-estrutura completa para apoio aos advogados que militam naquela Vara do Trabalho (fotos: Lucineide Pimentel)

Visualizações: