Vara do Trabalho de Três Corações já funciona em sede nova

publicado 17/10/2008 12:53, modificado 17/10/2008 15:53

Foram inauguradas na última quarta-feira, as novas instalações da Vara do Trabalho de Três Corações, cidade mineira situada a aproximadamente 300 quilômetros de Belo Horizonte, no sul de Minas.

Presente à solenidade, o desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em sua manifestação lembrou que o progresso traz consigo relações de trabalho que podem gerar conflitos o que torna imprescindível a presença da Justiça do Trabalho para dirimi-los. Assim, para acompanhar o desenvolvimento e o crescimento de Três Corações, está sendo colocado à disposição da população um Fórum Trabalhista confortável e seguro onde juízes e servidores podem responder, de modo cada vez mais eficaz e célere, àqueles que buscam a justiça social.

Já o juiz titular da vara, Leonardo Toledo de Resende, nascido na região, emocionado, destacou em seu discurso, o acerto da criação daquele fórum trabalhista que em seu primeiro ano de funcionamento, encerrou suas atividades com quase 2.900 processos. Instalada em 2005, há apenas três anos, sua movimentação processual está alinhada às das varas do trabalho de maior demanda processual.

Vara do Trabalho de Três Corações já funciona em sede nova (imagem 1)
Desembargador Eduardo Augusto Lobato, juíza Olívia Figueiredo Pinto Coelho, desembargadores Paulo Roberto Sifuentes Costa e Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello e o juiz Leonardo Toledo de Resende (foto: Cassiano Nóbrega/ACS)

Tal movimentação é decorrente do aumento da participação de Três Corações na economia do estado. Nos últimos anos, o município, principal centro rodoferroviário da região e com destacada posição geográfica, teve sua malha viária modernizada devido à duplicação da rodovia Fernão Dias, BR-381, pela qual é cortado. Seu rebanho bovino, leiteiro e de corte, é considerado um dos melhores do estado, a cultura do café, milho e batata inglesa vem aumentando e seu parque industrial é - hoje - uma excelente oportunidade de negócios.

Prestigiada por autoridades municipais e representantes da OAB, a solenidade contou com a presença dos desembargadores Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello e Eduardo Augusto Lobato, nesta ordem, vice-presidente judicial e corregedor do TRT; da presidente da Amatra3, juíza do Trabalho Olívia Figueiredo Pinto Coelho; do juiz do Trabalho de Varginha, Oswaldo Tadeu Barbosa Guedes; do diretor-geral do tribunal, Luiz Paulo Garcia Faleiro e de Sílvio Túlio Peixoto, diretor de Recursos Humanos, do tribunal.

E, ainda, do diretor da Vara, Geraldo Valério Vilela; do gerente geral da agência local do Banco do Brasil, Walther do Lago; servidores e advogados.

E aqui vale uma curiosidade, o novo fórum trabalhista de Três
Corações, localizado bem no centro da cidade, foi cedido pelo Banco do Brasil, cuja primeira agência do estado foi instalada exatamente naquele município, ainda, em 1916.

Vara do Trabalho de Três Corações já funciona em sede nova (imagem 2)
O presidente do TRT-MG e servidores da VT de Três Corações (foto: Cassiano Nóbrega/ACS)

Visualizações: