1ª Semana de Formação Inicial Complementar - 2009

publicado 30/03/2009 16:56, modificado 30/03/2009 19:56
1ª Semana de Formação Inicial Complementar - 2009 (imagem 1)
foto: Walter Sales

A Escola Judicial do TRT da 3ª Região iniciou hoje, no auditório da Curitiba, o Curso de Formação Inicial Complementar destinado aos juízes do trabalho em fase de vitaliciamento e juízes substitutos vitaliciados em 2008, que não participaram das atividades de formação inicial complementar por motivos legalmente justificados.

A formação suplementar está prevista no parágrafo 2º do artigo 3º da Resolução nº 01/2008 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – Enamat, que determina o cumprimento, no mínimo, de cargas semestral e anual, respectivamente, de 40 e 80 horas-aula até o vitaliciamento.

De acordo com a própria norma, as atividades devem ser conjugadas entre aulas teóricas e práticas, tuteladas pela Escola Judicial, para que as experiências e dificuldades dos juízes sejam objeto de acompanhamento e discussão periódica.

A juíza Graça Maria Borges de Freitas, coordenadora desta 1ª Semana de Formação Inicial Complementar, com 40 horas-aula, esclarece que esta fase de preparação se dá após a formação inicial nos módulos nacional e regional e, posteriormente, ao efetivo exercício da magistratura. E acrescenta que os temas a serem abordados, no decorrer da semana, já foram escolhidos previamente pelos participantes, sem o que o objetivo do curso não seria alcançado.

Dos temas, destacam-se os relacionados a ciências diversas da formação acadêmica dos juízes, como doenças relacionadas ao trabalho, o que evidencia a preocupação dos magistrados em ampliar seus conhecimentos para dar a solução justa aos conflitos.

Para a juíza, os cursos voltados para a formação profissional se baseiam no sistema de alternância, o que significa a oportunidade de retornar à escola após um período de exercício da prática para refletir sobre a experiência vivida e complementar a formação em relação a aspectos pontuais da carreira .(Walter Sales)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br