Aberta em Minas Gerais a V Semana Nacional da Conciliação
Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, no Fórum Lafayette, foi aberta oficialmente, em Minas, a V Semana Nacional da Conciliação . Mais uma vez, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região adere, com participação efetiva, ao evento idealizado pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça, e mobiliza a Justiça do Trabalho em todo o estado para um grande mutirão de audiências em prol do acordo trabalhista.
O presidente do TRT-MG, Eduardo Lobato, participou da solenidade de abertura, acompanhado pelos desembargadores Emilia Facchini, vice-presidente judicial, Luiz Otávio Linhares Renault, corregedor, e Paulo Roberto Sifuentes Costa, pelos juízes Adriana Goulart de Sena, Márcio Toledo Gonçalves e Carla Cristina de Paula Gomes, membros da Comissão de Conciliação do TRT, e João Bosco de Barcelos Coura, presidente da Amatra3.
Em seu discurso, o presidente do TRT-MG, desembargador Eduardo Augusto Lobato, destacou que conciliação já é uma prática na JT de Minas, que tem como missão buscar a solução de conflitos, e falou da importância da união de esforços entre os tribunais para concretizar o conceito de conciliação: Com o tema Conciliando a gente se entende , o TRT da 3ª Região, irmanado com as Justiças Estadual e Federal de Minas Gerais, dá início à Semana Nacional da Conciliação, com a certeza de que a solução do litígio proposta pelo magistrado e aceita pelas partes, concretiza o conceito de justiça e faz com que a atividade jurisdicional se realize em sua plenitude , ressaltou o desembargador.
O presidente informou que na Justiça do Trabalho estão programadas várias audiências de conciliação, tanto na fase de conhecimento, como de execução, que serão realizadas na capital e em diversos municípios do estado. Ressaltou também a participação da OABMG na programação com entrega de carteiras da OAB e promoção de palestras sobre a importância da conciliação e a formação do profissional do direito para a resolução negociada de conflitos.
O presidente do TRT, desembargador Eduardo Lobato, encerrou seu discurso lembrando que o slogan do CNJ, Conciliando a gente se entende , é um convite à participação de toda a sociedade pois, segundo ele, é imperiosa a efetivação da cultura voltada à paz social (foto Márcia Barroso) |
Confira na TV TRT-MG reportagem sobre a Abertura da V Semana Nacional da Conciliação.