Advogados de Uberlândia elogiam sistema de sustentação oral a distância

publicado 27/07/2010 12:53, modificado 27/07/2010 15:53

Nesta quinta-feira, dia 29 de julho, às 9:30 horas, o TRT de Minas realiza, direto do Foro de Uberlândia, a primeira sustentação oral a distância, durante sessão da 7ª Turma do TRT. O sistema permite que, nos julgamentos de recursos trabalhistas, os advogados façam a sustentação oral direto da cidade de origem dos processos.

O advogado Willy Falcomer Filho, especialista em Direito do Trabalho e atuante no Foro de Uberlândia desde 1993, considera que a aplicação dos recursos tecnológicos hoje existentes tem valor emblemático, não só para os advogados de Uberlândia e região, mas para todo o Poder Judiciário. “Há aproximadamente duas semanas fiz a sustentação oral de um recurso ordinário no 11º Regional – Manaus, o que demandou um deslocamento de mais de mais de 3.000 Km, com aquisição de bilhetes aéreos, despesas com hospedagem, táxi, alimentação etc. Isso é praticamente impensável para clientes, sejam eles pessoas físicas ou até mesmo empresas de pequeno e médio porte, que não dispõem de recursos financeiros suficientes, e esse é o principal limitador à amplitude de acesso ao Judiciário. Sem dúvida, a sustentação oral a distância promoverá, para os que não podiam arcar com estes honorários ou não tinham recursos suficientes para propiciar ao seu advogado o deslocamento para tanto, uma democratização louvável do acesso à Justiça. E completa: “Essa inovação tecnológica irá salvaguardar os advogados dos riscos inerentes ao deslocamento, trazendo com isso maior tranquilidade, não só para os profissionais do Direito, mas também para nossas famílias”.

“Sem dúvida, estamos inaugurando um novo marco na Justiça do Trabalho, especialmente na Justiça Trabalhista Mineira, privilegiando os representantes da advocacia no interior. Poderemos acompanhar os julgamentos e manter o debate com os desembargadores sobre pontos importantes do recurso, sem deslocamentos e custos para o profissional do direito”, ressalta, por sua vez, o advogado Eduardo Serafim Abrantes. (Márcia Barroso)

Advogados de Uberlândia elogiam sistema de sustentação oral a distância (imagem 1)
O projeto de sustentação oral por meio de videoconferência será inaugurado no Foro de Uberlândia e estendido, gradativamente, a outras localidades do estado (foto: Tânia Mara Zandonadi)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br