Você está aqui:

Complexo da UFMG deverá abrigar Primeira Instância da Justiça do Trabalho

publicado: 13/08/2010 às 08h00 | modificado: 13/08/2010 às 11h00

A Diretoria de Engenharia do TRT-MG tem até o dia 20 de agosto próximo para apresentar a especificidade técnica para abertura de licitação para reforma e adequação das instalações do complexo de prédios da UFMG (antiga Escola de Engenharia) para onde serão transferidas todas as Varas do Trabalho de Belo Horizonte.

O Desembargador Eduardo Augusto Lobato, Presidente do TRT-MG, acompanhado do Juiz Auxiliar da Presidência, Danilo Siqueira de Castro Faria, do Juiz Substituto, Marcos Vinícius Barroso, do Diretor-Geral Luís Paulo Garcia Faleiro e do Diretor de Engenharia, Hudson Luiz Guimarães, e pelo Secretário-Geral da Presidência Demósthenes Silva, visitou recentemente os prédios quando constataram que a desocupação dos imóveis ainda não foi concluída, impossibilitando o imediato recebimento. A desocupação está sendo acompanhada pela Superintendência do Patrimônio da União a quem caberá, tão logo o imóvel seja entregue à União, fazer o repasse imediato ao TRT. A UFMG ainda não oficializou a entrega do complexo porque também depende do laudo de vistoria, para aí sim, efetivar o repasse do imóvel.

O complexo da engenharia abrigará o Forum da Justiça do Trabalho da capital e é um dos projetos inseridos no Planejamento Estratégico do TRT. Ao reunir as 40 Varas do Trabalho da capital em edificação única, dotada de instalações físicas adequadas ao atendimento dos jurisdicionados, o TRT irá proporcionar aos magistrados e servidores condições de trabalho apropriadas, com observância das condições de segurança e bem-estar, e ainda reduzir custos com locação de imóveis. A fim de otimizar os recursos orçamentários para a reforma do imóvel , o Presidente Eduardo Lobato e a PMMG assinaram um protocolo de intenções pelo qual o TRT-MG cederá à Polícia Militar um dos prédios externos do complexo da Engenharia da UFMG recebendo, em contrapartida, apoio desta na segurança do prédio da Justiça do Trabalho.

Complexo da UFMG deverá abrigar Primeira Instância da Justiça do Trabalho (imagem 1)

O Presidente também designou o Coronel Paulo Márcio Diniz, assessor de Apoio Interno e Institucional do TRT, a fazer contatos com a Guarda Municipal de Belo Horizonte, que também demonstrou interesse em firmar convênio para ocupar outra unidade externa do complexo. Todos os convênios visam ampliar a segurança do local e as cessões serão por tempo determinado, conforme cronograma da reforma a ser implementado. Já os prédios internos do complexo serão provisoriamente ocupados para fins de depósito judicial até o início da reforma, como informou o Presidente do TRT.

Todas essas ações realizadas pelo TRT visam a melhoria da prestação jurisdicional e a otimização dos recursos orçamentários. São elaboradas respeitando as decisões discutidas e coordenadas pela Comissão de Planejamento Estratégico da Instituição e a sua execução segue um cronograma rigoroso.

Visualizações: