Comunicação entre Judiciário e sociedade em debate

publicado 18/10/2010 10:02, modificado 18/10/2010 12:02

A comunicação social no Poder Judiciário será tema de um debate, hoje, às 15 horas, transmitido ao vivo pela TVTRT-MG. A jornalista e assessora de comunicação social do TRT-MG Adriana Spinelli vai coordenar o debate, que contará com a participação dos desembargadores Eduardo Augusto Lobato, presidente do Tribunal, Paulo Roberto de Castro, presidente da Comissão de Comunicação, do juiz Vitor Salino de Moura Eça, membro do Comitê Editorial de Comunicação do TRT, e da professora da UFMG e PUC-MG, doutora em comunicação, Sandra Freitas.

A abertura dos tribunais, com as transmissões ao vivo de sessões de julgamento pela TV Justiça e também pelas web tvs, a estruturação das assessorias de comunicação dos tribunais e a destinação de investimentos na área serão temas abordados. O debate será transmitido ao vivo pela TVTRT-MG.

TRT-MG tem estrutura modelo

Antes mesmo de o CNJ editar a Resolução 85/2009 , que define diretrizes a serem observadas nas ações de comunicação do Poder Judiciário, o TRT-MG foi um dos que mais avançou na estruturação da área de comunicação institucional na Justiça do Trabalho em todo o país. A Assessoria de Comunicação, que já contava com estrutura nas áreas de jornalismo, publicidade e relações públicas, passou a contar, desde o final de 2009, com um estúdio de áudio e vídeo, ilhas de edição e equipamentos específicos para produção de TV e rádio.

Para trabalhar com as novas mídias, a Assessoria recebeu, a partir deste mês de outubro, 11 profissionais de comunicação terceirizados, contratados por processo de licitação. São cinegrafistas, auxiliares, repórteres, editores de texto e de imagem, além de um profissional técnico que passam a integrar a equipe.

Entre os novos projetos a serem desenvolvidos, será criada uma editoria responsável por ampliar a distribuição do conteúdo a TVs e rádios educativas do estado, quadros específicos para o circuito de TV no Fórum da Capital.

A TV já produziu, desde o início deste ano, mais de 150 vídeos e criou 17 quadros diferentes, sendo que o TRT das Gerais, um interprograma com matérias sobre as decisões e assuntos de destaque na 3ª Região, já está sendo veiculado diariamente, em rede nacional, na TV Justiça. As reportagens produzidas pela TV TRTMG também são divulgadas nas duas edições do Jornal da TV Justiça - a primeira edição às 12h30min e a segunda, às 18h30min - e essa participação será ampliada. Será produzido ainda o quadro fixo “Tradição e Trabalho”, para o programa “Jornada”, que será exibido pela TV Justiça, com participação dos TRTs de todo o país e coordenado pelo TST.

O objetivo, ao reforçar a área de comunicação social com profissionais especializados, é aprimorar a comunicação com o público externo, utilizando linguagem clara e acessível. Além disso, a medida promove melhor fluxo de comunicação e integração entre o público interno da instituição, seguindo as diretrizes da Resolução 85 do CNJ que leva em conta fatores como a exigência da sociedade por uma comunicação de qualidade nas instituições públicas.

Visualizações: