Você está aqui:

Consumismo é tema de palestra no TRT

publicado: 27/10/2010 às 16h26 | modificado: 27/10/2010 às 18h26

As diversas possibilidades de consumo oferecidas na sociedade atual reforçam a ideia de que para se viver bem é preciso consumir. Mas quando as pessoas começam a perder o equilíbrio e não conseguem controlar o impulso para comprar, é necessário ficar atento. Esse “admirável e excessivo mundo novo” foi o tema de uma palestra promovida dentro das atividades da Semana do Servidor no auditório do Tribunal Regional do Trabalho.

O psicanalista Henri Kaufmanner deu um panorama de como se dá o consumismo na sociedade moderna. Segundo ele, “O que a gente não pode perder é a responsabilidade. O rumo da nossa vida não deve ser tomado pelos produtos que nos oferecerem”, afirma. O consumo se transforma em um problema quando é feito sem que a pessoa sinta prazer. "Passa a ser automático: come, faz compras, tudo sem perceber. Quando o consumo deixa de ser prazer e se torna um gozo momentâneo, a pessoa passa a ser um escravo do consumo", completa.

Consumismo é tema de palestra no TRT (imagem 1)
Prestigiaram o evento o presidente do TRT, desembargador Eduardo Augusto Lobato, o diretor-geral Luís Paulo Garcia Faleiro, o secretário-geral da Presidência Demósthenes Silva, diretores e servidores da Casa (foto Madson Morais)

O psicanalista lembrou que consumir faz parte da nossa realidade, do nosso cotidiano, mas exige equilíbrio para que não se torne um problema.

A palestra foi promovida pela Diretoria de Saúde do TRT-MG. Ainda dentro das atividades da Semana do Servidor, o navegador Amyr Klink realiza a palestra “Ajustando as velas”, em que vai abordar a sua experiência de mais de 25 anos como navegador e empreendedor. O evento acontece amanhã às 17h30min no plenário do edifício sede do TRT, no 10º andar. (Fabiano Frade)

Visualizações: