Escola Judicial promove amanhã seminário em Juiz de Fora

publicado 09/09/2010 12:06, modificado 09/09/2010 15:06

Será realizado amanhã, dia 10 de setembro, o seminário Trabalho e Saúde Mental , que tem como objetivo estimular a discussão e a reflexão acerca das doenças mentais relacionadas ao ambiente de trabalho.

O evento será aberto às 9 horas pelo desembargador Heriberto de Castro e terá, logo em seguida, as palestras dos juízes Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, titular da 3ª VT/Juiz de Fora, sobre o tema Trabalho e saúde mental na visão da OIT , e Fernando Gonçalves Rios Neto, titular da 39ª VT/BH, que falará sobre as Inquietações próprias das carreiras jurídicas na sociedade complexa . A médica legista Naray Jesimar Aparecida Paulino fecha a programação da manhã abordando o tema A perícia psiquiátrica e a apuração do nexo de causalidade entre trabalho e doença mental .

A segunda etapa do evento começa às 14 horas com palestra de Judith Euchares Ricardo de Albuquerque, psicanalista da Escola Judicial, que falará sobre O adoecimento psíquico no trabalho e os novos sintomas no Judiciário . Em seguida a juíza Clarice Santos Castro, titular da VT/São Sebastião do Paraíso, fala sobre O juiz e a perícia médica psiquiátrica na Justiça do Trabalho – relato de experiência, e, após, Cácio Oliveira Manoel, juiz substituto, apresenta o tema O portador de sofrimento mental como parte no Judiciário .

O presidente do TRT, desembargador Eduardo Augusto Lobato, deferiu os pedidos de remanejamento de pautas, suspensão de prazos e pagamento de diárias aos magistrados e servidores participantes do seminário, observados os termos da RA-93/2009 deste Regional.

Mais informações no site da Escola Judicial.

Visualizações: