Estudantes de Direito de Diamantina visitam TRT 3ª Região
Alunos do 6º ao 9º períodos de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas de Diamantina, acompanhados pelo professor de Direito e Processo do Trabalho Antônio Raimundo de Queiroz Jr, participaram do Programa Justiça e Cidadania desenvolvido pela Escola Judicial, por meio do Centro de Memória.
O objetivo do programa é oferecer aos alunos visitantes a oportunidade de, além de assistirem à uma sessão de julgamento de uma das Turmas do TRT, fazerem uma visita monitorada à Exposição da Memória e, ainda, participarem de uma audiência simulada conduzida por um magistrado.
Durante a visita, os estudantes foram recebidos e saudados pelo desembargador presidente da 2ª Turma Luiz Ronan Neves Koury e pelo desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, que na oportunidade explicou seu voto em um dos processos em que atuou como relator.
Foto Ana Maria Matta Machado |
Na audiência simulada conduzida pela juíza Kátia Fleury, titular da 23ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, ela contemplou desde o momento do ajuizamento da reclamação feita por atermação ou por meio de advogado até o arquivamento, detendo-se em cada momento processual da audiência. Ao final, depois das perguntas, a juíza ressaltou as virtudes necessárias ao desempenho nas funções de advogado, juiz ou de outras carreiras jurídicas. Traduziu, pela sua experiência pessoal, a beleza e a efetividade da Justiça do Trabalho, dizendo-se feliz por dela participar.