Evento no TRT comemora Dia Nacional dos Surdos

publicado 22/09/2010 13:09, modificado 22/09/2010 16:09

Em evento realizado nesta quarta-feira, dia 22, no Fórum Trabalhista da rua Mato Grosso, o TRT-MG comemorou o Dia Nacional dos Surdos, com a presença do presidente da Casa, desembargador Eduardo Augusto Lobato, diretores e assessores do Tribunal e os jovens da Feneis - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, que prestam serviços de autuação de peças processuais nas Varas do Trabalho da capital e interior do estado. O convênio entre o TRT-MG e a Feneis foi firmado em agosto de 2006, com a contratação de 40 auxiliares de escritório portadores de deficiência auditiva para atuar nas secretarias das Varas do Trabalho de Belo Horizonte.

O presidente do TRT lembrou que os deficientes auditivos são cidadãos brasileiros com grande responsabilidade e potencial produtivo. “Esta realidade pode ser notada através das inúmeras solicitações de juízes e diretores deste Tribunal, que anseiam pela ampliação do quadro destes servidores”, ressaltou Lobato.

De acordo com Lúcia Malta, coordenadora e intérprete da Feneis, o desempenho dos jovens é excelente e o projeto é um sucesso reconhecido pelo Tribunal. “É uma troca de experiências de linguagens diferentes. O surdo tem a mesma capacidade produtiva que uma pessoa que ouve. O deficiente é diferente, porém, totalmente capaz, e temos que acabar com os preconceitos”, afirmou.

Daniele Juliana Sena, 31 anos, está na JT desde 2006, pelo convênio, e elogia a iniciativa do TRT. “Todos são amigos e compartilham o processo de inclusão social dos surdos. Esse trabalho do TRT deveria ser feito por mais empresas e instituições”, disse. Trabalhando durante o dia e cursando a faculdade de pedagogia à noite, Daniele afirma que qualquer pessoa deficiente é capaz de trabalhar e estudar.

Evento no TRT comemora Dia Nacional dos Surdos (imagem 1)
Para o presidente do TRT “A integração do surdo no mercado de trabalho contribui para a conquista da sua plena cidadania e de sua independência econômica”

Prestigiaram o evento, além do presidente do TRT, Rodrigo Rocha Malta e Marcos de Souza Junior, respectivamente, diretor regional e diretor administrativo da Feneis de Minas Gerais, Sandra Pimentel Mendes, assessora-chefe da Diretoria-Geral, Demósthenes Silva, secretário-geral da Presidência, Ricardo Wagner Rodrigues de Carvalho, diretor de Coordenação Administrativa, Lucas Fernandes Viana, secretário da Corregedoria, Maria Beatriz Abreu Rodrigues de Souza, diretora de Recursos Humanos, e Sylvio Túlio Peixoto, assessor de Apoio à Primeira Instância. (Márcia Barroso/Bruna Cruz)

Evento no TRT comemora Dia Nacional dos Surdos (imagem 2)
Hoje o projeto já envolve 151 deficientes auditivos, sendo 68 na capital e 83 no interior, coordenados por duas intérpretes, que atuam como intermediárias na comunicação dos surdos com os ouvintes (fotos: Márcia Barroso)

Visualizações: