Fórum Trabalhista de Santa Rita do Sapucaí homenageia filho ilustre
O advogado trabalhista José Cabral foi homenageado nesta sexta, 6 de novembro, em Santa Rita do Sapucaí, pelo Tribunal Regional do Trabalho de Minas, que deu seu nome ao Fórum Trabalhista do município, pelo legado que o advogado deixou de dignidade e ética.
Participaram da solenidade o presidente e o vice-presidente judicial do TRT, respectivamente, desembargadores Paulo Roberto Sifuentes Costa e Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, acompanhados do diretor-geral da Casa Luís Paulo Garcia Faleiro; a juíza titular da Vara do Trabalho de Santa Rita do Sapucaí, Camilla Guimarães Pereira Zeidler; o prefeito Paulo Cândido da Silva, o vice-presidente da OAB-MG, Luís Cláudio Garcia Chaves, representando o presidente Raimundo Cândido Júnior, advogados e autoridades, além de familiares de Cabral.
“José Cabral foi uma dessas pessoas especiais”, disse o presidente, para quem “o legado de dignidade e ética deixado por José Cabral viverá na nossa memória” (foto: Walter Sales) |
Nascido na Fazenda do Paredão, em Santa Rita do Sapucaí, no dia 21 de agosto de 1911, depois de morar nessa cidade, Cabral mudou-se para Belo Horizonte, onde formou-se em Direito em 1935, pela UFMG. Foi professor universitário, deputado estadual por dois mandatos e vice-presidente da OAB/MG. Atuou na Justiça do Trabalhou por mais de meio século, até bem próximo da sua morte, às vésperas de completar 97 anos, no dia 6 de agosto de 2008, em Belo Horizonte.
Para Edison Simão, representante dos filhos de Cabral, Suzana e Felipe Erasmo, o homenageado “incorporou uma imagem brilhante de homem público, de professor, de conselheiro, de orientador e de administrador na figura de um magnífico advogado”. O filho Felipe, por telefone, disse que o pai “foi um profissional ímpar, íntegro e competente. Um excelente pai, meu paradigma, meu modelo de cidadão”.
“Um ser humano fantástico e profissional do mais alto gabarito”. Assim era o homenageado, segundo Luís Gabriel de Castro, que representou os demais integrantes da família. O chefe do Executivo Municipal, Paulo Cândido da Silva, lembrou os ideais da prática de justiça e do empreendedorismo do homenageado. O prefeito realçou também a importância de dar o nome de José Cabral ao Fórum Trabalhista em Santa Rita do Sapucaí, fruto de uma parceria vigorosa entre o TRT, a OAB e o município.
A juíza Camilla Zeidler ressaltou ser Cabral um dos filhos mais ilustres de Santa Rita. Pediu que sua alma inspire todos que trabalham na casa, para que se alcance, sempre, a almejada justiça. Para o presidente do TRT-MG, o convívio com José Cabral, foi um privilégio. Sua atuação remonta à época das Comissões Mistas de Conciliação, que antecederam à instalação da Justiça do Trabalho, em 1941: “Ao longo dos 97 anos de sua caminhada, foi capaz de manter sempre viva a jovialidade, o amor ao trabalho, a alegria, a solidariedade”, ressaltou o presidente do TRT. (De Santa Rita do Sapucaí, Walter Sales)