Lideranças do Poder Judiciário nacional discutem estratégias para melhorar o acesso à justiça

publicado 16/02/2009 13:34, modificado 16/02/2009 16:34

Lideranças do Poder Judiciário brasileiro estão reunidas, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, dia 16, no 2º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que se realiza no Hotel Ouro Minas. O Encontro foi aberto pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, STF, ministro Gilmar Mendes, com a presença do governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Durante todo o dia, estão sendo discutidos temas como Eficiência Operacional, Acesso à Justiça, Responsabilidade Social, Alinhamento e Integração, Atuação Institucional, Gestão de Pessoas e Infraestrutura.

Na solenidade de abertura, o ministro Gilmar Mendes ressaltou que este é um dos mais importantes encontros que o Poder Judiciário já realizou, durante muitas décadas, e que, a partir das decisões e dos compromissos firmados hoje, o Poder Judiciário terá diretrizes para modernizar e promover a integração de todas as áreas da Justiça no País. O objetivo é traçar uma estratégia para que a Justiça se desvencilhe da imagem burocrática, tornando mais ágil e eficiente a prestação jurisdicional e ampliando o acesso do cidadão brasileiro aos seus serviços.

O encontro conta com a participação de ministros dos Tribunais Superiores, dos Tribunais Regionais Federais, do Trabalho, Eleitorais, Militares e de Justiça dos Estados, além de representantes do Ministério Público Federal, de presidentes de associações de magistrados de todo o País e de diretores-gerais dos tribunais brasileiros.

Pela 3ª Região participam do encontro o presidente do TRT-MG, desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, e o diretor-geral do TRT-MG, Luís Paulo Garcia Faleiro. A presidente da Amatra3, juíza Olívia Figueiredo Pinto Coelho também acompanha o encontro.

O evento será encerrado pelo ministro Gilmar Mendes, às 17h30min.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br