Lobato visita TRT da 8ª Região para conhecer sistema de sustentação oral à distância

publicado 26/04/2010 05:00, modificado 26/04/2010 08:00

Nesta segunda-feira, 26, o presidente do TRT/MG, desembargador Eduardo Augusto Lobato, está em visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – com sede em Belém e jurisdição sobre os estados do Pará e Amapá – para conhecer de perto o funcionamento do sistema de sustentação oral à distância. O desembargador acompanha, por dois dias, a utilização pelos advogados trabalhistas do sistema de videoconferência que liga as salas de sessões do TRT do Pará ao Fórum Trabalhista de Macapá, no Estado do Amapá.

O sistema, que está sendo implantado no TRT de Minas, permite que, nos julgamentos de recursos trabalhistas, os advogados façam a sustentação oral direto da cidade onde os processos se originaram. Segundo o desembargador Eduardo Augusto Lobato, o grande beneficiário desta iniciativa será o usuário da Justiça do Trabalho: "Toda a atividade do Tribunal se volta para o jurisdicionado. Com a sustentação oral, o processo fica menos oneroso para o cidadão, já que não haverá gastos com a locomoção do advogado ou com a contratação de um escritório para esse fim". Ainda de acordo com o presidente, o sistema de videoconferência facilita o acesso à Justiça do Trabalho, uma vez que as dimensões territoriais do nosso Estado dificultam o deslocamento dos usuários.

Acompanham o presidente do TRT/MG o desembargador Paulo Roberto de Castro, o diretor de Coordenação de Informática, Roberto Rodrigues da Costa, e o assessor de Implementos de Projetos Administrativos da Presidência, Cassiano Carneiro da Cunha Nóbrega Neto.

(Márcia Barroso)

Visualizações: