Mesa redonda discute trajetória e perspectivas do trabalho no Brasil

Dando sequência à programação do IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho , foi realizada, nesta sexta-feira, 9 de outubro, mesa redonda sobre o tema “Cidadania: o trabalho da memória”, na qual os participantes puderam debater a trajetória e as perspectivas do trabalho e da cidadania no Brasil.
Primeiro palestrante da manhã, o ministro Maurício Godinho Delgado, do Tribunal Superior do Trabalho, falou sobre a evolução da Justiça do Trabalho, o aprendizado da sociedade democrática de que a ordem jurídica é para todos, os poderes da negociação coletiva e o amadurecimento da magistratura na jurisprudência.
A professora e pesquisadora sênior do Centro de pesquisa e Documentos da História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, Ângela Castro Gomes, fez uma avaliação detalhada sobre a trajetória da Justiça Trabalhista no Brasil no período de 1940 a 1970, quando os trabalhadores se conscientizaram do direito de se organizar e apontar suas demandas.
![]() |
(foto: Márcia Barroso) |
O professor de História da Universidade Federal do Pernambuco, Antônio Torres Montenegro, apresentou aos participantes a série histórica sobre a criação e a implantação do projeto Memória e História do TRT de Pernambuco. Já o professor de História Econômica da UFMG, Marcelo Magalhães Godoy mostrou a trajetória dos arquivos do TRT de Minas, desde 1938, quando foram enviados ao Arquivo Nacional, até 1974 quando foram recolhidos para a criação do Centro de Memória do Tribunal. (Márcia Barroso)
![]() |
(foto: Márcia Barroso) |