Oportunidades de estudos no exterior em instituições parceiras da Escola Judicial

publicado 24/03/2010 14:15, modificado 24/03/2010 17:15

Magistrados e servidores das áreas judiciária e administrativa do TRT-3ª Região podem concorrer a vagas de cursos no exterior em 2010, graças à parceria da Escola Judicial com a Rede Nacional de Escolas de Governo e aos contatos estabelecidos pelo Departamento de Relações Institucionais da EJ com instituições de ensino estrangeiras.

Alguns cursos já estão com inscrições abertas:

O curso virtual Aspectos Regulatorios del Gobierno Eletrónico , oferecido pela OEA – Organização dos Estados Americanos, é ministrado em espanhol e terá duração de 8 semanas - de 25 de maio a 16 de julho. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de abril.

A Escola Nacional de Magistratura Francesa, por intermédio da Embaixada da França no Brasil, oferece vagas para magistrados do TRT da 3ª Região em diversos cursos, ministrados na França. As inscrições para o exame devem ser feitas diretamente na Aliança Francesa (31 3291-5187).

O INAP/Espanha (Instituto Nacional de Administración Pública) também já divulgou sua agenda de cursos para o primeiro semestre de 2010. Há diversos cursos on line de formação técnica especializada dirigidos a servidores públicos ibero-americanos, com fluência no idioma espanhol. Os cursos têm duração de 4 a 9 semanas, na modalidade a distância, com 35 vagas por curso. Os 15 alunos que se destacarem em cada turma terão oportunidade de participar de um seminário presencial, na Espanha, com duração de duas semanas.

Há ainda diversos cursos sem data definida de inscrição, como o Programa Aula Ibero-Americana, cuja programação e chamada para este ano deverá ser divulgada ainda neste mês.

A Universidade de Buenos Aires também abrirá inscrições para o curso intensivo de pós-graduação Cuestiones actuales de Libertad Sindical y Relaciones Colectivas de Trabajo , previsto para ocorrer em julho de 2010. Será oferecida meia-bolsa a magistrados e servidores que exerçam a função de assessores e assistentes de magistrados. Os interessados deverão fazer sua pré-inscrição pelo e-mail cursoej@trt3.jus.br, até o dia 07/05/2010.

Já a Universidade de Roma, Tor Vergata, deverá publicar o edital de seleção dos candidatos ao mestrado e doutorado entre os meses de abril e maio. A Escola, por meio do convênio estabelecido entre o TRT-MG e a Universidade, divulgará, oportunamente, informações complementares sobre a seleção.

O catálogo de cada instituição, os programas e os formulários de inscrição relativos aos cursos oferecidos estão disponíveis no endereço http://www.trt3.jus.br/escola/programacao/eventos_externos.htm

Visualizações: