Pesquisa aponta excelência do Tribunal na prestação dos serviços

publicado 13/10/2009 15:03, modificado 13/10/2009 18:03
Pesquisa aponta excelência do Tribunal na prestação dos serviços (imagem 1)

Pesquisa de satisfação realizada pela Praxian Consultoria Ltda no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, nos meses de maio e junho deste ano, revela que o grau de satisfação geral com os serviços prestados pelo Tribunal é próximo de 8, numa escala de 0 a 10, podendo ser classificado como ótimo.

A análise dos dados obtidos possibilitará à administração do TRT identificar e empreender ações de melhoria e aperfeiçoamento dos serviços prestados.

Atendimento ao Público

Pesquisa aponta excelência do Tribunal na prestação dos serviços (imagem 2)
Pesquisa aponta excelência do Tribunal na prestação dos serviços (imagem 3)

Foi solicitado aos respondentes que avaliassem a qualidade do atendimento recebido dos magistrados e dos servidores, tais como cordialidade, preparo técnico, clareza das informações, tempo de atendimento, entre outros.

É interessante notar que não houve diferenças significativas entre as notas médias da capital e do interior.

Os itens mais bem avaliados, com média acima de 8, foram: clareza das informações prestadas, cordialidade e preparo técnico.

O “nível de silêncio no local de espera” recebeu a menor nota, 6,59, sendo, portanto, considerado razoável.

Satisfação do público interno

Pesquisa aponta excelência do Tribunal na prestação dos serviços (imagem 4)

A pesquisa revelou um elevado grau de satisfação dos magistrados e servidores em trabalhar no TRT de Minas. Em uma escala de 0 a 10, o nível médio de satisfação dos magistrados foi de 8,27, enquanto que a média dos servidores atingiu 8,52, nível considerado “ótimo” na escala de pontuação. O universo da pesquisa compreendeu 169 magistrados e 2.729 servidores, distribuídos na capital e em todas as unidades do interior.

Comparando-se o grau de satisfação apresentado pelos juízes e pelos desembargadores, nota-se que os últimos apresentam um grau de satisfação (9,33) mais elevado do que os primeiros (8,16). Além disso, os magistrados que apresentam tempo de serviço acima de 16 anos na instituição apresentaram-se como mais satisfeitos do que aqueles com um menor número de anos no cargo.

Infraestrutura

Pesquisa aponta excelência do Tribunal na prestação dos serviços (imagem 5)
Pesquisa aponta excelência do Tribunal na prestação dos serviços (imagem 6)

Os usuários reconheceram como excelente a limpeza e a localização dos prédios e demandaram a instalação de placas indicativas nas ruas e bairros, a fim de facilitar o acesso aos prédios onde estão instaladas as Varas do Trabalho.

Neste quesito o tribunal está implementando ações, cujos projetos, em parceria com os municípios, atenderão a essa demanda.

Pesquisa aponta excelência do Tribunal na prestação dos serviços (imagem 7)
Pesquisa aponta excelência do Tribunal na prestação dos serviços (imagem 8)

Os magistrados e servidores consideram ótimos a disponibilidade de material de consumo, iluminação, acesso ao local de trabalho e tecnologia disponível.

A circulação no prédio da primeira instância foi classificada como razoável, tendendo a ótima. Vale ressaltar que na época da pesquisa a Administração estava concluindo o processo de adequação dos prédios da Rua Mato Grosso e da Av. Augusto de Lima.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br