Questões sobre responsabilidade ambiental são apresentadas para gestores do TRT

publicado 25/09/2009 13:35, modificado 25/09/2009 16:35

Juízes, diretores de Vara e gestores do TRT-MG participaram nesta sexta-feira, 25, do módulo 5 do Curso de Atualização em Gestão Administrativa e Judiciária de Varas do Trabalho, promovido pela Escola Judicial, sobre o tema Gestão de Material e Patrimônio e Responsabilidade Ambiental . Os temas abordados foram: métodos de planejamento de edificações e de compras; controle de gastos de água, energia e materiais de consumo; renovação tecnológica e lixo eletrônico; reutilização, reciclagem e redução de consumo.

Questões sobre responsabilidade ambiental são apresentadas para gestores do TRT (imagem 1)
Magistrados, diretores de secretaria e gestores de todo o estado puderam acompanhar o módulo, transmitido em tempo real para as Varas do Trabalho inscritas (foto: Márcia Barroso)

A juíza Graça Maria Borges de Freitas, coordenadora acadêmica da Escola Judicial, explicou que a finalidade do curso é conscientizar os gestores sobre as questões que envolvem o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente. “O objetivo é fazer com que juízes e gestores entendam a necessidade de incluir a preocupação ambiental no Planejamento Administrativo do Tribunal em todos os seus níveis”, disse a juíza.

O conteúdo deste módulo foi apresentado pela conferencista Deborah Munhoz, consultora em Produção Mais Limpa e mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos Deborah Munhoz que falou sobre “Gestão Ambiental em Instituições – Desafios e Oportunidades”. Formada pelo CNTL/SENAI/RS, Débora é especialista em Bio-Sistema Organizacional, Permacultura e Bioconstrução e reconhecida como educadora ambiental grau de relevância máxima dentro do Sistema Brasileiro de Informação de Educação Ambiental.

Participaram, ainda como conferencistas, Rosana Gonçalves Ferreira Campos – mestre em Meio Ambiente pela UFMG, com linha de pesquisa em gerenciamento de resíduos sólidos, desenvolvimento e implantação de programas de educação ambiental com foco na redução, reutilização e reciclagem de materiais, e Maria Teresa Paulino Aguilar – professora da UFMG, doutora em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela UFMG, especialista em estrutura e comportamento mecânico dos materiais cimentícios e metálicos, bem como em sustentabilidade das edificações.

O Curso de Atualização em Gestão Administrativa e Judiciária de Varas do Trabalho prossegue nesta tarde com a apresentação do módulo 6 sobre o tema Sistemas de Informação Aplicados ao Judiciário . (Márcia Barroso)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br