TRT promove curso de gestão por competências

publicado 14/05/2010 12:45, modificado 14/05/2010 15:45

A implantação do Projeto "Gestão por Competências" nas áreas administrativas e judiciárias do Tribunal é uma das metas inseridas no Planejamento Estratégico do TRT da 3ª Região. Para adotar esse novo modelo de gestão, a Diretoria de Recursos Humanos, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, realizou de 11 a 13 deste mês, o curso Gestão por Competência, reunindo 25 gestores de diversas áreas do Tribunal. Um dos objetivos do curso foi alcançar o nivelamento de conceitos sobre gestão entre os participantes.

De acordo com a diretora de Recursos Humanos, Maria Beatriz Abreu Rodrigues de Sousa, a Gestão por Competências busca identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a um melhor desempenho das funções exercidas, otimizando o alcance dos resultados pretendidos pelo TRT. O curso foi o pontapé inicial desse processo: “Fizemos o levantamento das ações, dos obstáculos e benefícios da implantação da Gestão por Competência. Trabalhamos a parte conceitual, refletindo, também, sobre a melhor forma de implantar o projeto. Como produto final, o grupo, em parceria com a FGV, apresentará à administração do TRT o planejamento para implantação do projeto”, destaca Beatriz.

TRT promove curso de gestão por competências (imagem 1)

Segundo Edmarson Bacelar, professor e coordenador acadêmico da Fundação Getúlio Vargas, que ministrou o curso, a partir do momento em que a organização decide implantar este tipo de gestão, é necessário identificar as competências técnicas e comportamentais dos servidores, comparando-as com os padrões de referência específicos de cada função para que, então, seja realizado o trabalho de desenvolvimento de pessoas, grupos e da própria organização.

O professor ressalta, ainda, que, além de sensibilizar os gerentes para a importância da implantação da Gestão por Competência, o curso abriu espaço para que os servidores discutam e participem de sua elaboração e implementação, levando-os a entender e apoiar a iniciativa da organização em buscar a melhoria contínua do clima organizacional e da qualidade de vida dos magistrados e servidores. (texto e foto: Solange Kierulff)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br