Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas - 2011 a 2012 / Coltec vence 1º Concurso de Teatro na VII Semana de Conciliação do TRT-MG

Coltec vence 1º Concurso de Teatro na VII Semana de Conciliação do TRT-MG

publicado 25/11/2011 17:35, modificado 25/11/2011 19:35
Varas de João Monlevade realizam acordo na V Semana da Conciliação (imagem 1)

O Colégio Técnico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Coltec foi o grande vencedor do 1º Concurso de Teatro sobre o tema Bullying nas Escolas promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho de Minas dentro das comemorações da VII Semana da Conciliação. A premiação ocorreu nesta sexta, no plenário do TRT, durante a abertura da Semana.

A solenidade contou com as presenças da desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, presidente do TRT-MG, do ministro do TST e membro do CNJ, Carlos Alberto Reis de Paula, do desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, membro do Núcleo de Conciliação Permanente da JTMG, das juízas Adriana Sena Orsini, membro do Comitê Gestor de Conciliação do CNJ e do Núcleo de Conciliação Permanente da JTMG e Martha Halfeld F. de Mendonça Schmidt, conselheira da Enamat e da Escola Judicial, e pelos desembargadores Emília Facchini, Júlio Bernardo do Carmo, Cleube de Freitas Pereira, Maria Lúcia Cardoso de Magalhães e Emerson Alves Lage.

Em sua saudação, a presidente do TRT ressaltou que "a conciliação buscada pelo TRT de Minas é uma nova consciência da sociedade, que precisa reconhecer que o acordo, palavra que deriva de coração, é a melhor forma de solucionar os conflitos porque restaura os sentimentos que se desgastaram com o processo judicial".

Ao anunciar a escola vencedora, a juíza Adriana Sena Orsini expressou o reconhecimento à dedicação e amor das escolas participantes e destacou: "Pode parecer estranho abordar o tema conciliação falando sobre o bullying, que é um conflito tão grave, mas o que quisemos com isso foi mostrar que não queremos negar a existência do conflito. Sabemos que ele existe", pontuou, "e devemos conversar sobre ele para que o diálogo ocupe uma parcela cada vez maior na solução dos problemas em sociedade".

Dirigindo-se especialmente aos alunos presentes, o ministro Reis de Paula destacou que o CNJ está na campanha de conciliação há seis anos, mas que a Justiça do Trabalho concilia desde 1941. "Então, qual a importância de uma Semana da Conciliação? É a divulgação dos benefícios da conciliação e a conscientização da sociedade. A Justiça só existe para promover a paz. O processo é um conflito e a Justiça estabelece a paz com a sentença, mas a conciliação é a paz que as partes obtém independentemente da decisão judicial, por isso, temos todos que lutar pela disseminação da conciliação", afirmou. Sobre o problema do bullying, Reis de Paula refletiu: "é importante plantar a semente da conciliação nas escolas para que ela floresça desde cedo na sociedade. O princípio básico da democracia é o direito de ser diferente e, para sermos livres, devemos respeitar a liberdade do outro de ser diferente de nós".

Coltec vence 1º Concurso de Teatro na VII Semana de Conciliação do TRT-MG (imagem 2)
Fotos: Leonardo Andrade

Os presentes acompanharam exposição do psicólogo Paulo Emílo Martins Guimarães que lembrou que as pesquisas mostram que os praticantes do bullying vêm de lares desorganizados e são perversos, aqueles que, de acordo com a psicanálise, sentem prazer em presenciar o sofrimento do outro. "O bullying", alertou o psicólogo, "causa o efeito dominó porque a vítima, se não tiver uma boa estrutura familiar e psíquica, passa a praticar o bullying por vingança. É preciso ter consciência de que o bullying tem consequências imprevisíveis e por isso é tão perigoso".

A peça vencedora, dirigida por Gabriel Antunes Morais, aluno do Teatro Universitário da UFMG, foi encenada por Bárbara Dias Araújo, Danielle Freitas Marra, José Mateus Carlos Almeida, Luisa Gomes da Silva, Nathália Luísa Carlos Ferreira, Nayara Rezende Neves e Tamíris Emanueli Marciano dos Santos. Compuseram a comissão julgadora o desembargador Emerson Alves Lage, Fernando Antônio de Melo - o professor Limoeiro, da UFMG - os servidores Lílian de Fátima Ribeiro, Ricardo Bahia Rachid, Olegário Alfredo da Silva, Mauro Alvim e a assessora de comunicação social Adriana Spinelli.

Prestigiaram o evento, além dos alunos e professores das escolas participantes - Coltec, Caetano Azeredo e Salgado Filho, a procuradora-chefe substituta Fernanda Brito Pereira, o juiz federal Renato Martins Prates, a desembargadora do TJMG, Márcia Maria Milanez, Ana Lúcia Nunes da Silva, da Gerência de Ouvidoria da Educuação da Secretaria municipal de saúde e Márcio Antônio Oliveira Freitas, vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OABMG.

Enriqueceram a abertura da VII Semana da Conciliação do TRT-MG, com suas apresentações, a Trupe "A Torto e a Direito", da UFMG, e o Coral "Acordos e Acordes" da Justiça do Trabalho.

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /