Você está aqui:

Debate sobre assédio moral integra campanha da JT em Formiga

publicado: 11/11/2011 às 14h56 | modificado: 11/11/2011 às 16h56

A Escola Judicial do TRT da 3ª Região, a 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Formiga, a OAB-MG - Subseção Formiga, a Escola Superior de Advocacia da OAB-MG e o Centro Universitário de Formiga - UNIFOR /MG promoveram, no dia 27 de outubro de 2011, em Formiga, palestra com o tema "Trabalho, saúde mental e assédio moral nas relações de trabalho".

Debate sobre assédio moral integra campanha da JT em Formiga (imagem 1)
Foto encaminhada pela JT de Formiga

A palestra que mostrou a complexidade do tema da avaliação da saúde mental quando se trata de estabelecer o nexo do adoecimento com o trabalho, integrou a Campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho em Formiga e região e teve como palestrantes Judith Euchares Ricardo de Albuquerque, psicanalista responsável pelo Centro de Direito e Psicanálise da Escola Judicial do TRT-MG e preceptora do Programa de Residência Médica em Psiquiatria forense do Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Minas Gerais, e Naray Paulino, psiquiatra forense e professora da UFMG.

Para elas, é muito importante que a investigação do nexo entre adoecimento e trabalho se centre nas condições laborais e em entrevistas com o trabalhador, já que adoencimentos mentais graves geralmente ocorrem quando há um componente na estrutura psíquica do sujeito que o predispõe a isso, salvo nos casos de intoxicação química, nos quais o nexo do adoecimento com o trabalho é direto, ou seja, independe da estrutura do sujeito.

Acompanharam a palestra alunos do curso técnico de segurança do Trabalho e do curso de extensão da UNIFOR em rotinas trabalhistas, representantes de sindicatos, peritos e empresários.

A Campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho em Formiga e região é uma iniciativa da juíza Graça Maria Borges de Freitas, titular da 1ª VT de Formiga, em razão do elevado número de ocorrências registradas diariamente no Foro Trabalhista de Formiga. Segundo ela, o tema continuará a ser abordado no próximo ano, caso seja de interesse da comunidade local.

Saiba aqui mais detalhes sobre o Programa Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, do TST.

Visualizações: