Escola Judicial discute itinerário de capacitação em Processo Judicial Eletrônico

publicado 25/06/2012 15:26, modificado 25/06/2012 18:26

A Escola Judicial realizou nesta segunda-feira, 25 de junho, sob a coordenação do desembargador José Eduardo de Resende Chaves Júnior, integrante do Conselho Consultivo e coordenador do Processo Judicial Eletrônico na EJ, a 3ª reunião do grupo focal para construção do itinerário de capacitação em Processo Judicial Eletrônico - PJe, com a presença da prof. Doutora Acácia Kuenzer (consultora pedagógica da EJ).

Escola Judicial discute itinerário de capacitação em Processo Judicial Eletrônico (imagem 1)

Os participantes traçaram as ementas dos cursos básicos de Informática, Processo do Trabalho Aplicado e Processo Judicial Eletrônico que serão oferecidos a partir de agosto. Os cursos estão sendo planejados de maneira a oferecer formação essencial para que a transição para o PJe-JT seja feita de forma bem tranquila.

Além do desembargador José Eduardo de Resende Chaves Júnior, integram o grupo focal do PJe o secretário-geral da Presidência Eliel Negromonte Filho, a diretora judiciária Sandra Pimentel Mendes, magistrados, diretores de secretaria, assessores, assistentes, digitadores de audiência e servidores da Escola Judicial e das diretorias de Informática e Recursos Humanos.

Entre os encaminhamentos dados pelo grupo está a constituição de equipes de trabalho responsáveis por temas estratégicos da formação para essa nova modalidade de processo, como a capacitação no processo (fluxo, rotinas críticas, Teoria Geral do Processo, formação básica em Direito Material, redação de minutas de decisão, sentenças e despachos, elaboração e análise de cálculos), capacitação em informática (básica e avançada), capacitação do público externo (advogados) e gestão da mudança.

Escola Judicial discute itinerário de capacitação em Processo Judicial Eletrônico (imagem 2)
Quatro equipes interdisciplinares de trabalho planejam os cursos e atividades de formação nas áreas de Nivelamento das Competências Básicas em Informática, Suporte em TI, Direito Processual Eletrônico e Direito Processual do Trabalho Básico, com ênfase nos fluxos processuais do PJe (Fotos: Adriana Spinelli)

Implantação em Minas

De acordo com cronograma nacional estabelecido pela presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a data escolhida para implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho na 3ª Região, Belo Horizonte (3ª Região TRT) - Módulo de 2º Grau e Vara do Trabalho de Nova Lima - Módulo de 1º Grau), é 5/9/2012.

Visualizações: