Escola Judicial discute itinerário de capacitação em Processo Judicial Eletrônico
A Escola Judicial realizou nesta segunda-feira, 25 de junho, sob a coordenação do desembargador José Eduardo de Resende Chaves Júnior, integrante do Conselho Consultivo e coordenador do Processo Judicial Eletrônico na EJ, a 3ª reunião do grupo focal para construção do itinerário de capacitação em Processo Judicial Eletrônico - PJe, com a presença da prof. Doutora Acácia Kuenzer (consultora pedagógica da EJ).
Os participantes traçaram as ementas dos cursos básicos de Informática, Processo do Trabalho Aplicado e Processo Judicial Eletrônico que serão oferecidos a partir de agosto. Os cursos estão sendo planejados de maneira a oferecer formação essencial para que a transição para o PJe-JT seja feita de forma bem tranquila.
Além do desembargador José Eduardo de Resende Chaves Júnior, integram o grupo focal do PJe o secretário-geral da Presidência Eliel Negromonte Filho, a diretora judiciária Sandra Pimentel Mendes, magistrados, diretores de secretaria, assessores, assistentes, digitadores de audiência e servidores da Escola Judicial e das diretorias de Informática e Recursos Humanos.
Entre os encaminhamentos dados pelo grupo está a constituição de equipes de trabalho responsáveis por temas estratégicos da formação para essa nova modalidade de processo, como a capacitação no processo (fluxo, rotinas críticas, Teoria Geral do Processo, formação básica em Direito Material, redação de minutas de decisão, sentenças e despachos, elaboração e análise de cálculos), capacitação em informática (básica e avançada), capacitação do público externo (advogados) e gestão da mudança.
Quatro equipes interdisciplinares de trabalho planejam os cursos e atividades de formação nas áreas de Nivelamento das Competências Básicas em Informática, Suporte em TI, Direito Processual Eletrônico e Direito Processual do Trabalho Básico, com ênfase nos fluxos processuais do PJe (Fotos: Adriana Spinelli) |
Implantação em Minas
De acordo com cronograma nacional estabelecido pela presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a data escolhida para implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho na 3ª Região, Belo Horizonte (3ª Região TRT) - Módulo de 2º Grau e Vara do Trabalho de Nova Lima - Módulo de 1º Grau), é 5/9/2012.