Você está aqui:

Escritório de Projetos inaugura nova etapa no Planejamento Estratégico do TRT-MG

publicado: 16/09/2011 às 11h24 | modificado: 16/09/2011 às 14h24

Representantes das principais unidades administrativas do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região assistiram, na manhã desta quinta-feira (15), no Plenário do Edifício-sede, apresentação sobre o Escritório de Projetos que começa a ser implantado na Casa. O expositor foi o consultor da Tantum Group, Consultoria Empresarial Ltda/Symnetics, Edson Erial Ferreira Lopes de Haro, que detalhou a importância da implantação e do emprego eficaz do Escritório de Projetos para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico do TRT.

Acompanharam a reunião, a desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, presidente do TRT-MG, o juiz Antônio Gomes de Vasconcelos, coordenador do Singespa, o secretário-geral da Presidência, Eliel Negromonte Filho, Guilherme Augusto Araújo, diretor-geral, e Sandra Pimentel Mendes, diretora judiciária.

Escritório de Projetos inaugura nova etapa no Planejamento Estratégico do TRT-MG (imagem 1)
(fotos: Leonardo Andrade)

Ao abrir a reunião, a presidente do TRT-MG, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, destacou o papel fundamental dos gerentes de projeto no sucesso desta etapa do Planejamento Estratégico já que o Escritório de Projetos depende muito mais dos gestores do que o inverso: "Conclamo cada um dos senhores, na qualidade de gestores desta instituição, a tomar a si o desafio de fazer com que o Planejamento Estratégico do TRT da 3ª Região se torne cada vez mais efetivo, ajudando-nos a construir, com entusiasmo e determinação, um centro de excelência no âmbito da Justiça Trabalhista e uma instituição cada vez melhor para se trabalhar", ressaltou.

Em sua exposição, o consultor lembrou que planejamento e gerenciamento são quesitos fundamentais para o êxito de um projeto e explicou que a principal atribuição do Escritório de Projetos será acompanhar os projetos que integram o portfólio do Tribunal, com o objetivo de assegurar a execução destes. "Servirá para orientar e apoiar tecnicamente os gestores de projetos na correta aplicação da metodologia de gerenciamento, bem como propor critérios de priorização, para que os resultados pretendidos sejam alcançados".

Segundo Edson Erial, o Escritório de Projetos terá a legitimidade e a representatividade necessárias para interagir com todas as áreas, bem como fazer a interlocução, junto à administração, dos assuntos ligados ao gerenciamento de projetos mas ressaltou que o sucesso do Escritório depende do pleno envolvimento dos gestores, magistrados e servidores "que deverão fornecer os subsídios necessários para que os projetos possam ser desenvolvidos com a máxima eficiência".

Finalizando, o consultor elencou alguns dos muitos ganhos proporcionados pelo Escritório de Projetos como maior eficiência operacional, clareza na execução da estratégia, mais facilidade para executar os projetos, continuidade administrativa e, como consquência, melhoria da imagem da institucional.

Escritório de Projetos inaugura nova etapa no Planejamento Estratégico do TRT-MG (imagem 2)
Caberá ao Escritório classificar os projetos de acordo com a estratégia da Instituição estabelecendo os prioritários , explicou o consultor

A oficialização do Escritório de Projetos está prevista para o mês de dezembro. A partir de fevereiro de 2012, de acordo com o cronograma apresentado na reunião desta sexta, os projetos do TRT passam a ser monitorados pelo Escritório.

Saiba mais sobre o Planejamento Estratégico do TRT-MG .

Visualizações: