Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas - 2011 a 2012 / Justiça faz ARTE com descARTE

Justiça faz ARTE com descARTE

publicado 08/06/2011 11:35, modificado 08/06/2011 14:35
TRT-MG padroniza uso de papel reciclado (imagem 1)

Foi aberta nesta quarta-feira, dia 8, na sede do TRT-MG, em Belo Horizonte, uma exposição de arte dos servidores do Tribunal, com uso de materiais dispensados no "Dia do Descarte" da JT mineira.

Nas mãos da artista Jaqueline Pereira, grampeador vira boneca e porta-carimbos árvore de natal; pasta de arquivo é transformada em bolsa; placas de identificação, disquetes, pedaços de mouse, furadores e telefones, pelo milagre da criação, aparecem na forma de oratórios e estandartes, expressões tradicionais da religiosidade do povo de Minas.

Justiça faz ARTE com descARTE (imagem 2)

Jaqueline conta que a inspiração vem da forma do objeto. "Observo com que ele se parece e penso no que posso fazer, o que posso incluir naquela forma para fazer algo interessante", confidencia. Para ela, "a exposição mostra como reaproveitar, criando objetos de arte, bijuterias e utensílios, para não jogar fora". Procura também, ainda de acordo com a artista, realçar a importância de ser consciente na hora de consumir. "E pensar que os materiais são iguais a um animal de estimação, que você não pode pegar e simplesmente jogar fora", explica ela.

Justiça faz ARTE com descARTE (imagem 3)

Para a servidora Danuza Pereira Mantuano, da Comissão de Gestão Ambiental do TRT, o objetivo principal da mostra é motivar as pessoas "para que tenham esse novo olhar e o cuidado com os materiais do Tribunal". Na avaliação de Danuza, apesar do trabalho de conscientização da referida comissão, há muito descarte no TRT, principalmente por causa da solicitação de materiais em quantidade superior ao necessário para o consumo de cada unidade solicitante. Com o passar do tempo, os prejuízos financeiro e para o meio ambiente são certos, pois os materiais excedentes ficam danificados ou perdem a validade, não podendo mais ser utilizados, esclarece ela.

Idealizada pela Comissão de Gestão Ambiental do TRT para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, a exposição prossegue amanhã, dia 9, na Rua Mato Grosso nº 468 e dia 10, na Rua Goitacases, 1475, sempre das 10 às 17 horas. Quem se interessar pelas oficinas de arte com materiais recicláveis pode informar o nome nos locais da exposição ou pelo endereço eletrônico da Comissão. São necessárias inscrições de pelo menos cinco servidores para que a oficina, que é gratuita, seja realizada. (Walter Sales/Fotos Rachel Ameno)

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /