Presidente aprova todas as proposições de melhorias da Consultoria
A equipe da INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial, e dirigentes das áreas de Recursos Humanos, Coordenação Administrativa, Material e Patrimônio e Apoio Administrativo do TRT-MG apresentaram, hoje, no gabinete do presidente do Tribunal, desembargador Eduardo Augusto Lobato, em Belo Horizonte, as proposições de melhorias para solução dos problemas diagnosticados na primeira etapa dos serviços de consultorias que vêm sendo prestados à instituição pela referida empresa.
Fotos: Walter Sales |
Na área de Recursos Humanos, as principais propostas apresentadas foram de implementação do acompanhamento dos servidores avaliados durante o período avaliativo; utilização da metodologia de gestão por competências, para aprimoramento do desempenho dos servidores; sistematização, via sistema on line, das avaliações de desempenho de todos os servidores efetivos e requisitados e a instituição de periodicidade menor para formalização da avaliação de desempenho.
Na Coordenação Administrativa, a equipe da INDG propôs, além de outras medidas, a estruturação e a regulamentação da política de pessoal do Tribunal; a implementação de um sistema que integrará todas as áreas envolvidas no processo de lotação e remoção de servidores e a atuação de uma comissão interdisciplinar para análise dos casos de remoção mais complexos.
No processo de trabalho relativo à Diretoria de Material e Patrimônio, as proposições mais relevantes apresentadas foram: redução do custo de armazenagem por meio de entregas fracionadas pelos fornecedores e a destinação de bens inservíveis na localidade; criação do setor de triagem de bens e materiais usados e a implementação de um sistema único para controle patrimonial e a definição de responsabilidade pelos itens de cada unidade.
Para melhoria dos serviços da Diretoria de Apoio Administrativo, as propostas principais foram de implantação de rotina de coleta e movimentação de processos e correspondências para uma mesma unidade sem utilização do Setor de Expedição, a redução do índice de extravio de documentos e a diminuição do prazo médio de entregas mediante utilização de serviço especializado.
Para Eduardo Lobato, os trabalhos da INDG vêm correspondendo plenamente às suas expectativas. "É uma empresa de extrema competência, que goza de notório conceito no ramo em que atua", afirmou o presidente, que aprovou todas as proposições e suas implementações. "Vão ser implementadas tanto na área de tecnologia da informação como na área administrativa, especialmente a proposição que trata do estabelecimento de uma política de pessoal, que hoje o Tribunal não tem", garantiu ele.
A equipe do INDG, até aqui, atuou com oito consultores, e contou com a participação de cerca de 45 servidores do Tribunal. Segundo a consultora Cristina Yukie, quando eram apenas levantados os problemas, tudo foi muito tranquilo, mas na fase de proposição de melhorias, houve algumas resistências, que, segundo ela, são naturais num processo de mudanças. Ela afirma, porém, que essas resistências não interferiram nos resultados do trabalho. "As lideranças desse processo de mudanças foram e são os grandes motivadores para podermos vencer essas resistências e implementar todas as melhorias", avaliou Cristina.
A consultora disse não poder precisar a data de conclusão dessas melhorias, pois sua implementação é de média duração. Ainda de acordo com ela, muitas delas já estão sendo executadas e terminam ainda este ano. Outras serão concluídas no ano que vem. Cristina adianta que os próximos passos do trabalho "contemplam o início do acompanhamento da implementação de melhorias e a reestruturação organizacional das diretorias de informática."
A equipe da INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial, até aqui, atuou com oito consultores, e contou com a participação de cerca de 45 servidores do Tribunal |
Participaram da exposição, além da citada consultora, seus colegas Marconi Wildes, Danilo Medrado e Renata Gontijo; o diretor (em exercício) da Secretaria de Coordenação Administrativa, Sergio Murilo Ribeiro dos Santos; Maria Beatriz Abreu Rodrigues de Souza e Cláudia Sampaio Gonçalves, diretoras, respectivamente, de Recursos Humanos e de Material e Patrimônio; a assessora-chefe da Diretoria-Geral, Maria Cristina Gonçalves Discacciati; Paulo Haddad, assessor administrativo da presidência, e as assistentes Cynthia Pereira da Silva e Solange Júlia Fernandes Coimbra, respectivamente, da Diretoria de Coordenação Administrativa e da Diretoria de Apoio Administrativo. (Walter Sales)