Servidor aproveita viagem de férias para dar treinamento a colegas

publicado 26/01/2012 14:46, modificado 26/01/2012 16:46

O servidor Helvécio Domingos Moreira, calculista da Justiça do Trabalho de Governador Valadares, em viagem de férias à cidade de Poços de Caldas, ministrou essa semana, a convite dos colegas da Justiça Trabalhista local, um breve curso para demonstração da Planilha de Atualização de Débitos Trabalhistas e Previdenciários, idealizada por ele para facilitar a vida e o trabalho de calculistas e outros servidores que lidam, no seu cotidiano, com cálculos ou atualizações nos processos trabalhistas.

Segundo os servidores de Poços de Caldas, os conhecimentos que lhes foram transmitidos por Helvéicio, com a ajuda de uma série de ferramentas auxiliares, poderão ser muito úteis nas atividades cotidianas, especialmente nos setores de atermação, cálculo judicial e mesmo no trabalho dos assistentes de juiz e diretor.

Servidor aproveita viagem de férias para dar treinamento a colegas (imagem 1)
Foto: VT de Poços de Caldas

Desenvolvida em formato BrOffice-Calc (".ods"), e em uso nas varas de Governador Valadares desde 2007, o grande mérito da nova planilha é, de acordo com Helvécio, proporcionar economia de digitação e evitar o chamado "retrabalho" nas atualizações de débitos trabalhistas, previdenciários, custas e outras despesas processuais, que respondem por mais de 95% das atividades do setor de cálculos local. "Uma vez gravada uma atualização para um dado processo, nos acessos posteriores, não é necessário redigitar nenhum dado já cadastrado, bastando trocar a sua data final de alteração para que o cálculo gravado seja novamente atualizado de forma automática", explica Helvécio.

O analista lembra ainda que como a planilha é uma espécie de "formulário em branco", também não há necessidade de confecção de rascunhos: basta abrir o processo e ir digitando os dados necessários diretamente nos locais indicados no modelo da planilha. "Com isso, obtivemos um ganho de tempo significativo nas atualizações", afirma.

A iniciativa contou com a autorização do juiz diretor do Foro, Renato de Sousa Resende. De se louvar o interesse dos servidores de Poços de Caldas de buscar o melhor para o serviço, além da disponibilidade, do desprendimento e do espírito de solidariedade de Helvécio, que se dispôs, em plenas férias, a compartilhar com os colegas um trabalho desenvolvido em prol do Judiciário Trabalhista.

Visualizações: