Setor Odontológico ganha novas instalações no prédio da Rua Goitacases

publicado 18/03/2011 07:29, modificado 18/03/2011 10:29

Foram inauguradas nessa quinta-feira, dia 17 de março, no 4º andar do prédio do TRT da 3ª Região da Rua Goitacases, as novas instalações do Setor Odontológico do Tribunal, que vão permitir aos profissionais de saúde prestar com mais conforto o excelente atendimento que vem sendo dispensado aos usuários da Justiça do Trabalho de Minas desde 1978. O atual projeto arquitetônico foi desenvolvido por uma arquiteta especializada, dentro das mais rigorosas normas sanitárias e de ergonomia.

Ganham, com a reforma e transferência das instalações do setor Odontológico da Rua Curitiba, onde funcionou até o ano passado, para a Goitacases, os 6.719 beneficiários do setor (4.455 magistrados e servidores e 2.264 cônjuges e companheiros). Ganham também as 461 crianças de até 12 anos de idade que são atendidas atualmente por meio do pioneiro POP - Programa de Odontologia Preventiva, implantado no TRT pelas odontopediatras Mônica Moura Gonçalves de Faria e Vânia Maria Vítor Rodrigues, sob a supervisão do cirurgião-dentista João Marcos Pires de Faria, então chefe do setor.

Atualmente, a Subsecretaria de Assistência Odontológica - SAO -, que é coordenada pela subsecretária de Assistência Odontológica, a cirurgiã-dentista Fabiana de Oliveira Vasconcelos, é composta por 6 cirurgiões-dentistas, 6 Auxiliares de Consultório Dentário e 4 secretárias, e conta com uma confortável sala de espera, recepção, Sala para Higienização Oral Supervisionada e Central de Esterilização, além de outros ambientes de apoio, como sala de raios X, almoxarifado e sala de reuniões.

Setor Odontológico ganha novas instalações no prédio da Rua Goitacases (imagem 1)
João Marcos Pires de Faria, Fabiana de Oliveira Vasconcelos, Geraldo Mendes Diniz e desembargador Eduardo Augusto Lobato

De acordo com o presidente do TRT, desembargador Eduardo Augusto Lobato, "a preocupação do TRT para com a saúde de seus magistrados e servidores tem sido uma constante nas administrações que se sucederam ao longo dos anos, especialmente desde 1978, quando foi inaugurado o seu primeiro consultório odontológico". Mas, acompanhando a ampliação do quadro de servidores e magistrados, o setor vem crescendo e, por isso, necessita de constantes aprimoramentos e de pessoal especializado.

Hoje, segundo o presidente, o setor conta "com profissionais altamente qualificados para a prevenção e a cura, mas segundo os resultados de uma pesquisa realizada em 2008, as instalações careciam de maior espaço e melhor mobiliário para que sua funcionalidade alcançasse uma avaliação mais positiva dos usuários. Esta inauguração de hoje reflete, assim, nosso interesse em dar resposta adequada à demanda dos serviços odontológicos".

Setor Odontológico ganha novas instalações no prédio da Rua Goitacases (imagem 2)
O padre Aguinaldo Fernandes do Carmo, capelão da Arquidiocese BH para Surdos, abençoou as novas instalações do Setor Odontológico

Muitos esforços foram reunidos por todos os setores envolvidos nas reformas, como a Diretoria de Engenharia, a Diretoria de Material e Patrimônio e a própria SAO, com o objetivo de montar uma clínica dentro de padrões de excelência. E, de fato, as instalações inauguradas são mais amplas, funcionais, agradáveis e adequadas, tanto para os profissionais que vão prestar os serviços quanto para os usuários, que vão conviver com espaços iluminados e modernos.

O diretor da Diretoria de Saúde, Dr. Geraldo Mendes Diniz, ressaltou, na ocasião, que "o TRT da 3ª região é um dos poucos Tribunais a contar com um serviço de atendimento odontológico, o único a contar com um exame odontológico periódico anual e um programa de atendimento às crianças de até 12 anos de idade (POP)". O médico agradeceu também à atual Administração, "que não mediu esforços para que hoje o Odontológico deste Tribunal tivesse uma sede moderna e de altíssimo nível".

Presentes à solenidade, Ricardo Oliveira Marques, diretor-geral do TRT; Demósthenes Silva, secretário-geral da Presidência; Paulo Haddad, assessor-chefe da Assessoria Administrativa da Presidência; Maria Cristina Gonçalves Discacciati, assessora-chefe da Diretoria-Geral; Luís Paulo Garcia Faleiro, assessor da Presidência; Hudson Luiz Guimarães, diretor da Engenharia; Cláudia Sampaio Gonçalves, diretora da Material e Patrimônio; Sérgio Murilo Ribeiro dos Santos, diretor da Coordenação Administrativa; Marcos Alfredo Costa Ribeiro, diretor do Apoio Administrativo; Maria Beatriz Abreu Rodrigues de Souza, diretora da Recursos Humanos; Margareth Maria Telles Bastos, diretora da Mandados Judiciais; Maria de Fátima Monteiro Lobato Campos Ferreira, diretora da Pessoal; Ana Rita Gonçalves Lara, chefe do Núcleo de Controle Interno; Cassius Vinicius Bahia de Magalhães Drummond, presidente da Asttter, e Antônio Cláudio Santos Rosa, presidente da Coopjus. (Solange Kierulff - Fotos: Madson Morais)

Setor Odontológico ganha novas instalações no prédio da Rua Goitacases (imagem 3)
Demósthenes Silva, Geraldo Mendes Diniz, desembargador Eduardo Augusto Lobato, Sérgio Murilo Ribeiro dos Santos, Ricardo Oliveira Marques e a equipe da SAO

Visualizações: