SINGESPA é destaque no I Fórum de Gestão Judiciária

publicado 26/11/2011 14:28, modificado 26/11/2011 16:28

O juiz Antônio Gomes de Vasconcelos, titular da 5ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, apresentou, nessa sexta, 25 de novembro, no I Fórum de Gestão Judiciária sediado pelo TRT do Rio de Janeiro, palestra sobre o tema Gestão Judiciária . O SINGESPA do TRT-MG mereceu destaque no evento, como modelo que incentiva a participação da 1ª Instância na Gestão e administração da Justiça.

Antônio Gomes destacou que o TRT de Minas vive um momento crucial do seu Planejamento Estratégico: "Diante do estabelecimento das metas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) precisamos ter cautela na adoção de mecanismos utilizados pelas empresas privadas. Precisamos criar critérios específicos de planejamento, tendo em vista que o volume de processos de uma Vara antiga é diferente de uma nova". O juiz lembrou que o TRT da 3ª Região também organizou um evento, similar ao Fórum, para identificar as incongruências funcionais existentes, bem como para estabelecer as diretrizes de ações conjuntas comuns aos magistrados. A Comissão Organizadora recebeu 79 diretrizes de ação. "Uma delas foi para implementar um juiz auxiliar em cada VT e, atualmente, está sendo muito eficaz", contou o magistrado.

SINGESPA é destaque no I Fórum de Gestão Judiciária (imagem 1)
Juiz André Villela, presidente da Amatra1, desembargadores Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, diretor da Escola Judicial do TRT1, Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT-RJ, juiz Antônio Gomes Vasconcelos e o economista Marco Aurelio Ferreira Vianna (Foto: site www.trt1.jus.br)

O projeto Sistema Integrado de Gestão Judiciária e Participação da Primeira Instância na Administração da Justiça do TRT-MG - SINGESPA/TRT-MG é uma iniciativa revolucionária de cooperação e gestão judiciárias, que democratiza a gestão, com inédita participação da Primeira Instância. A experiência nasceu com o Núcleo de Cooperação Judiciária do Foro de Belo Horizonte e depois acabou cristalizada no I Encontro de Magistrados do Foro da Justiça do Trabalho de Belo Horizonte, ocorrido em agosto passado. Em seguida, a iniciativa foi estendida para todo o estado de Minas, com o SINGESPA/TRT-MG. (fonte: www.trt1.jus.br)

Visualizações: