Solenidade no TRT homenageia Dia Nacional dos Surdos
Com a participação do representante da FENEIS - Federação Nacional de Integração dos Surdos, da Amatra3 e de juízes, diretores, assessores e servidores, a presidente do TRT da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli, conduziu, nesta segunda, 26 de setembro, a solenidade de comemoração ao Dia Nacional dos Surdos.
Lembrando que setembro é um mês muito especial, pois, além de marcar a chegada da primavera no hemisfério sul, também assinala as lutas e conquistas das pessoas surdas pela verdadeira inclusão social, a presidente assinalou que o Dia Nacional do Surdo remete à fundação da primeira escola para surdos no Brasil, inaugurada em 26 de setembro de 1857 pelo professor francês Eduard Huet. Em seu discurso a desembargadora frisou que "neste ano, se completam cinco anos do convênio firmado entre o TRT de Minas e a FENEIS, consistente na contratação de jovens surdos, com idade entre 18 e 31 anos" .
Segundo Deoclécia Amorelli, o sucesso dessa parceria é inegável, pois em 2006 foram contratados 40 funcionários e atualmente esse número mais que triplicou, visto que são 151 jovens prestando serviços ao Tribunal. "Como se vê, é claro para todos nós que vocês podem fazer qualquer coisa, exceto ouvir e este "menos" não os impede de desenvolver potencialidades intrínsecas relativas, entre outras, à inteligência, competência, caráter e profissionalismo" , ressaltou.
Afora a exatidão matemática que os números citados revelam, a presidente do TRT/MG enfatizou que há outro ganho, "de natureza imaterial, que os servidores desta casa adiquiriram com a convivência diária com os funcionários enviados pelo convênio com a FENEIS. O relato de que o contato humaniza as relações entre as pessoas consolida a certeza de que o caminho até aqui trilhado é apenas uma das várias respostas possíveis ao anseio da comunidade surda pela conquista dos seus direitos políticos e melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania" , finalizou, parabenizando a FENEIS, os servidores, diretores e responsáveis pelo trabalho desenvolvido com a parceria entre a instituição e o Tribunal.
Acompanhado pelo intérprete de sinais, Guilherme Lourenço, o vice-presidente nacional da FENEIS, Paulo Bulhões, disse que a parceria com o Tribunal representa ganho tanto para o serviço público quanto para a comunidade de surdos. "Antes os surdos não tinham espaço no mercado e por issso não conseguiam desenvolver certas competências, como responsabilidade, criatividade e outras, que só se adquire no ambiente de trabalho e a parceria com o TRT de Minas é uma forma de mostrar o valor dos surdos para a população" .
Fotos: Madson Morais |
Participaram da composição da mesa, o diretor do Foro de Belo Horizonte, juiz Ricardo Marcelo Silva; o presidente da Amatra3, juiz João Bosco de Barcelos Coura; o diretor-geral do Tribunal, Guilherme Augusto de Araújo; o assessor de apoio à Primeira Instância, Sylvio Túlio Peixoto; o diretor da Secretaria de Coordenação Administrativa, Carlos Athayde Valadares Viegas; o juiz auxiliar da Presidência, Orlando Tadeu de Alcântara, e o vice-presidente nacional da FENEIS, Paulo Bulhões. Assista a reportagem na TVTRT-MG. (Márcia Barroso)