TRT instala PJe-JT em Conselheiro Lafaiete

publicado 10/10/2012 05:36, modificado 10/10/2012 08:36
TRT instala PJe-JT em Conselheiro Lafaiete (imagem 1)

O TRT da 3ª Região instala, no próximo dia 15 de outubro, às 11 horas, o Processo Judicial eletrônico (PJe-JT) na Vara do Trabalho de Conselheiro Lafaiete.

Criada em dezembro de 1958, a Vara de Conselheiro Lafaiete recebeu, de janeiro até agora, 1.200 processos. Segundo a diretora Maria Isabel Lana Dias de Faria Campos, esse número representa um aumento significativo em relação ao ano passado. "Em 2011, foram recebidos 956 processos e a previsão é fechar 2012 com um movimento processual acima de 1.500 ações".

O desembargador do TRT-MG, Ricardo Antônio Mohallem, presidente do Comitê Gestor Regional do Processo Judicial eletrônico (PJe-JT), explica que, com o uso do PJe-JT, minoram-se os problemas de mobilidade urbana e as limitações de tempo e espaço. "O que incomoda advogados e jurisdicionados é a morosidade e com o Processo Judicial eletrônico teremos uma atuação mais célere e eficaz, assim como o acompanhamento do processo durante todas as fases, pela Internet".

O desembargador acrescentou que, além de todas as vantagens com sua base tecnológica, o PJe elimina obstáculos como deslocamento, espaço e tempo. "Estamos diante de inovações tecnológicas a favor da sociedade e com o Processo eletrônico podemos eliminar inclusive o chamado tempo morto, que é quando estamos presos em um engarrafamento ou atrasados por algum imprevisto, de forma que não importa onde estejamos, a conexão do magistrado com o processo é virtual e ele estará integralmente e com todos os documentos, uma vez que os autos estarão em todo lugar, em um computador, tablet ou telefone celular com acesso á Internet, e não nas prateleiras ou esquecidos em algum canto ermo das Varas, e aí teremos uma melhor atuação no atendimento aos jurisdicionados", afirmou, ressaltando ainda que, serão suprimidos, inúmeros cacoetes forenses, como por exemplo, o pedido de vista dos autos por cinco dias para se inteirar da controvérsia.

De acordo com cronograma nacional estabelecido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho foi inaugurado na 3ª Região - TRT (Módulo de 2º Grau) e Vara do Trabalho de Nova Lima (Módulo de 1º Grau) no último dia 5 de setembro. As próximas instalações estão marcadas para os dias 14 de novembro, em Itaúna, e 19 de dezembro, em Betim e Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A Vara do Trabalho de Conselheiro Lafaiete fica na rua Dr. Melo Viana 294, 1º andar. (Márcia Barroso)

Visualizações: