TRT-MG expõe, em reunião do Coleprecor, a premiada parceria com os Correios
O gestor regional de logística integrada dos Correios, Vander Pereira da Silva, proferiu palestra nesta segunda-feira, 19 de setembro, aos presidentes e corregedores dos tribunais regionais do trabalho de todo o país, reunidos em Ouro Preto, sobre a forma de funcionamento e as vantagens do projeto CLT - Centro de Logística Integrada, que consiste na parceria entre o TRT-MG e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para o armazenamento e distribuição de material de consumo e permanente do Tribunal para todas as suas unidades, em Belo Horizonte e no interior do estado.
Inédita em todo o Judiciário, a parceria firmada em 2007, que recebeu Prêmio Top de Marketing ADVB MG 2010, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, inaugurou uma nova fase para as instituições públicas brasileiras com vantagens nas condições de armazenamento, conservação, melhor planejamento no consumo, redução de custos operacionais e na compra de material, além do aproveitamento da mão de obra de servidores em atividades-fim da Justiça do Trabalho.
Foto: Site www.coleprecor.wordpress.com |
A mudança gerou economia considerável para o TRT-MG, da ordem de R$3,2 milhões, da sua implantação até o presente ano, e permitiu mais segurança e melhores condições de preservação e controle do patrimônio.
TRT da 23ª Região apresenta curso de formação de sistema de autogerenciamento de processo judicial eletrônico fundado no Toyotismo
Partindo da premissa de que as pessoas não nascem prontas, mas que podem se formar a cada dia, bem como da constatação de que o modelo então vigente de trabalho por tarefas é desestimulante e ineficaz, o TRT da 23ª Região apresentou um "curso de formação de sistema de autogerenciamento de processo ambiente de processo judicial eletrônico", que vem sendo desenvolvido naquele regional, conforme o qual todos os servidores devem ser capacitados para atuar em todas as fases do processo. Inspirado no Toyotismo, o modelo apresenta como vantagens principais a ampliação da atuação do servidor, a facilidade de sua substituição, a diminuição de doenças provocadas por esforços repetitivos e a melhor fiscalização dos gestores.
Foto: Leonardo Andrade |
No modelo proposto, o trabalho se dá em grupo e com ligação a um líder. Todos os trabalhadores são responsáveis pela qualidade dos produtos; há flexibilidade, mediante compatibilização de necessidades, e estabelecimento de padrões para alcance de um conhecimento explícito da organização. Com esse propósito, diretores estão formulando um manual de práticas de Vara do Trabalho, que, entre outros benefícios, evita que o servidor tenha de reaprender o serviço em caso de mudança de local de trabalho.
O curso foi exposto aos presidentes e corregedores dos tribunais regionais do trabalho por Willians Barreto Kaslffmann e Adalberto Henrique Sé Balão, respectivamente, secretário de gestão de pessoas e secretário-geral da presidência do TRT da 23ª Região.
A reunião prossegue amanhã, com palestra de Sérgio Barreto sobre assuntos legislativos. Em seguida, o juiz do Trabalho da 4ª Região, Francisco Rossal de Araújo, fala sobre o "ponto de corte" no concurso para a magistratura. (De Ouro Preto, Walter Sales)