TRT treina servidores para gerenciar biblioteca digital
O Tribunal Regional do Trabalho de Minas está treinando 14 servidores para criar e gerenciar a biblioteca digital pelo sistema DSpace: criação de repositórios digitais. O objetivo do curso é capacitar os participantes para administrar coleções; realizar depósitos, revisão e edição de documentos; gerenciar políticas de comunidades, coleções, itens e fluxo de trabalho, além de aplicar técnicas de pesquisa.
Madson Morais |
De acordo com o instrutor José Ronaldo Vieira, bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, especialista em Gestão do Conhecimento pelo Instituto Blaise Pascal e bibliotecário do Superior Tribunal de Justiça, o sistema vai facilitar o acesso de juizes, advogados, servidores e usuários ao acervo jurídico do Tribunal. "Com a utilização do softwer Dspace, o sistema proporciona a disponibilização de documentos em texto integral, possibilitando o acesso pela internet de documentos, legislação, jurisprudências e textos doutrinários. O sistema facilita o acesso dos usuários e beneficia, principalmente, juizes, advogados e servidores".
Segundo a coordenadora do curso, Isabela Freitas Moreira Pinto, além dos servidores da casa, o TRT-MG cedeu cinco vagas para servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da Procuradoria do Trabalho e do Tribunal Regional Eleitoral. O curso acontece até amanhã, no 17º andar do prédio da avenida Augusto de Lima, no Barro Preto. (Márcia Barroso)