TST se ilumina de azul no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

publicado 02/04/2012 09:45, modificado 02/04/2012 12:45
TST se ilumina de azul no Dia Mundial de Conscientização do Autismo (imagem 1)

Pelo segundo ano consecutivo, o edifício-sede do Tribunal Superior do Trabalho será iluminado hoje (2) com a cor azul, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data de 2 de abril foi instituída em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre o autismo, cuja incidência em crianças é mais comum do que a AIDS e o câncer.

Esta é a quarta edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre o autismo, cuja incidência em crianças é mais comum do que a AIDS, o câncer e o diabetes juntos. Trata-se de um transtorno do desenvolvimento no qual a criança tem dificuldade nas relações sociais e na comunicação e apresenta comportamento repetitivo em algumas situações da vida diária.

O autismo é um transtorno neuropsiquiátrico que afeta o indivíduo em três áreas: interação social, comunicação e imaginação. O que o caracteriza são aspectos observáveis como comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Essas características estão presentes antes dos três anos de idade e atingem 0,6% da população, sendo quatro vezes mais comuns em meninos do que em meninas. A proposta da criação do Dia Mundial de Conscientização é a busca do diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo a criança começar a receber estimulação adequada, maiores são as suas chances de desenvolvimento e de ganho de autonomia no futuro. ( Fonte: www.tst.jus.br )

Visualizações: