3ª VT de Pouso Alegre, inaugurada hoje, é a 150ª de Minas

publicado 09/12/2013 17:10, modificado 09/12/2013 19:10
3ª VT de Pouso Alegre, inaugurada hoje, é a 150ª de Minas (imagem 1)

Inaugurada hoje, em Pouso Alegre, pela presidente do TRT, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, a 3ª Vara do Trabalho, a última criada pela Lei 12.616/12, que autorizou a instalação de mais 13 varas trabalhistas em cidades do interior do estado. Com esta instalação, Minas passa a ter 150 varas do trabalho com jurisdição sobre todos os seus 853 municípios. Na oportunidade, também foi instalado no foro, o Sistema de Processo Judicial Eletrônico/PJe, nas fases de liquidação e execução.

3ª VT de Pouso Alegre, inaugurada hoje, é a 150ª de Minas (imagem 2)

Na solenidade, quando usualmente é feito o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional, foi executado pelo sargento Dantas apenas o toque de corneta em razão do luto oficial decretado no país pelo falecimento do ex-presidente Nelson Mandela, da África do Sul. Pelo mesmo motivo, após o hasteamento, as bandeiras, do Brasil, de Minas, do município e do TRT permaneceram a meio mastro.

Prestigiando o evento, o advogado Amauri Ludovico dos Santos, vice-presidente da subseção da OAB-MG, honrado com a oportunidade de se manifestar "dar voz ao advogado é dar voz à cidadania" destacou que "a inauguração desta instalação, anseio da sociedade local e regional, significa melhoria de condições de trabalho e, consequentemente, melhor ordenamento e ajustamento para atender às demandas inerentes a esta Casa".

3ª VT de Pouso Alegre, inaugurada hoje, é a 150ª de Minas (imagem 3)
A secretária do foro Fernanda Machado Borges e a juíza Andréa Marinho Moreira Teixeira, titular da 5ª VT de Uberlândia e integrante do grupo de capacitação do PJe-JT/MG, na implantação do PJe no foro trabalhista de Pouso Alegre, totalizando 60 varas a receberem o sistema na 3ª Região

Próximo do final de sua gestão que se encerra em dezembro, a desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, foi homenageada pelo diretor do foro e titular da 2ª VT, juiz Agnaldo Amado Filho, que elogiou a sua administração como democrática e participativa. Agradecida, a presidente do TRT, em sua última viagem a um foro do interior, destacou o grande volume processual das duas varas do trabalho de Pouso Alegre, razão da criação da 3ª vara, e o PJe, que instalado apenas na fase de execução, vai contribuir para uma prestação jurisdicional mais célere e transparente, além de econômica e ecologicamente exemplar.

Presente em Pouso Alegre, o diretor de engenharia do TRT, Hudson Guimarães, e a arquiteta Luiziana Vasconcellos, acompanhando além das adaptações para a instalação da 3ª vara, provisoriamente funcionando no mesmo prédio onde está instalada a Justiça do Trabalho no município, também a fase final da construção para onde deve se mudar, até meados do próximo ano, todo o foro trabalhista de Pouso Alegre.

3ª VT de Pouso Alegre, inaugurada hoje, é a 150ª de Minas (imagem 4)
Foto: Engenharia/TRT

Participaram da solenidade, além dos já citados, a desembargadora Camilla Zeidler, que atuou em Pouso Alegre por 17 anos, o presidente da OAB/Santa Rita do Sapucaí, Daniel Carli Teixeira, as juízas Cláudia Rocha Welterlin, titular da 1ª VT de Pouso Alegre, Eliane Magalhães de Oliveira, titular da 3ª VT de Uberaba e Alessandra Junqueira Franco, auxilar da 2ª VT de Pouso Alegre, além dos procuradores do trabalho, Carlos Alberto Peixoto e Paulo Penteado Crestana. E também, o secretário-geral da Presidência, Eliel Negromonte Filho, Solange Maria de Carvalho Nery e Nilcéia Sagiorato Cabral, respectivamente, diretoras da 1ª e 2ª Varas do Trabalho do município e servidores do foro trabalhista local, autoridades, advogados e peritos da região.

3ª VT de Pouso Alegre, inaugurada hoje, é a 150ª de Minas (imagem 5)
O Padre Dionísio Ailton Pereira, diretor da Faculdade Católica de Pouso Alegre e pároco da Paróquia São Geraldo Magela, abençoou as instalações da 3ª VT desejando que "aqui a justiça e a paz caminhem juntas"

No próximo dia 17, outras oito novas varas do trabalho criadas pela Lei 12.616/12, serão inauguradas em Belo Horizonte, totalizando 48 na capital e 158 no estado. (De Pouso Alegre, Divina Dias/fotos: Madson Morais)

3ª VT de Pouso Alegre, inaugurada hoje, é a 150ª de Minas (imagem 6)
Magistrados e servidores
TRT-MG inaugura Central Permanente de Conciliação (imagem 1)

Visualizações: