Aberto Ciclo de Capacitação em Gerenciamento de Projetos
O TRT-MG abriu nesta segunda, 12 de maio, o primeiro ciclo de palestras para capacitação em gerenciamento de projetos, com palestra de funcionário do Banco Central do Brasil. O evento reuniu mais de 90 servidores, entre diretores, gestores e gerentes de projetos do TRT-MG e do TRE-MG, no auditório da rua Curitiba, centro de Belo Horizonte.
A palestra, que em breve estará diponibilizada em vídeo na página do TRT3, no site da Gestão Estratégica, foi proferida por Marcelo Cota, chefe adjunto do Departamento de Planejamento de Orçamento e Gestão do Banco Central do Brasil, que abordou "A experiência do Banco Central do Brasil na evolução da maturidade em gerenciamento de projetos".
Para o palestrante, projetos são veículos de mudança e criam o futuro da organização, implantando práticas que trazem inovações, melhorias e com capacidade de transformar a cultura institucional. Ele ressaltou, entretanto, que o gerente de projeto precisa apresentar as competências necessárias para exercer a função, sendo a principal delas, gostar de desafios.
Conforme Cota, o Banco Central criou o escritório de projetos em 2004 e hoje possui um portfólio com 70 projetos corporativos, todos eles monitorados com auxílio de ritos e metodologias específicas. Atualmente a execução dos projetos é acompanhada por um escritório corporativo e diversos setoriais e há agentes de gerenciamento de projetos na maioria das unidades. A instituição prioriza o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais na área e há um esforço contínuo de evolução da maturidade em gerenciamento de projetos.
O escritório de projetos do TRT-MG acompanha 43 projetos estratégicos, sendo que 29 deles estão em execução, dois em fase de planejamento e 12 já concluídos.
Para a assessora de implentação de projetos administrativos do TRT-MG, Christiane Kunzi, a maturidade de gerenciamento de projetos ainda é baixa no TRT mineiro, mas há ações planejadas para melhorar este quadro. Ela anunciou que, além das palestras previstas, outra ação é o curso de gestão de projetos que terá início agora no mês de maio. Inicialmente, será formada uma turma piloto e outras duas turmas presenciais até o final do ano. (Lucineide Pimentel/fotos ACS)