Departamento de Apoio aos Advogados Trabalhistas é inaugurado em BH

publicado 13/08/2014 16:38, modificado 13/08/2014 19:38
Departamento de Apoio aos Advogados Trabalhistas é inaugurado em BH (imagem 1)
Antônio Fabrício, presidente Abrat; Luis Cláudio, presidente OAB-MG; Juiz Danilo Siqueira, diretor do Foro Trabalhista de BH; juiz Bruno Rodrigues, presidente da Amatra3; desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, presidente do TRT-MG; advogado Marco Antônio Oliveira, diretor do Departamento inaugurado; Isabel Dorado, presidente da Amat; e Sérgio Murilo, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados

Com destacada participação da presidente do TRT-MG, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, 13 de agosto, no Fórum da Justiça do Trabalho de Belo Horizonte, a nova sede do Departamento de Apoio aos Advogados Trabalhistas - DAAT, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais.

Em discurso, a presidente manifestou sua felicidade por disponibilizar o novo espaço de apoio aos advogados, que foi, no seu entender, muito bem aproveitado pela OAB. Ela também reconheceu as dificuldades enfrentadas por esses profissionais no exercício da advocacia trabalhista, notadamente pelo elevado número de audiências em pauta no mesmo dia e em razão das mudanças proporcionadas pela implantação do PJe. E lamentou não dispor de espaço compatível em todas as unidades da Justiça do Trabalho para a mesma destinação.

Duas razões para comemorar a inauguração da nova sede do Departamento de Apoio aos Advogados Trabalhistas foram comuns nos discursos das autoridades da OAB: primeira, o ótimo acesso para advogados e jurisdicionados, uma vez que o departamento passa a funcionar em uma loja no térreo, de frente para a Avenida Augusto de Lima, bem ao lado da entrada do Fórum Trabalhista; segunda, a ótima área dessa loja, com 300m², no mesmo piso.

"Nós sugerimos que fosse essa loja pela facilidade de acesso, não só dos advogados, mas também para os jurisdicionados, aos quais disponibilizamos cópias das atas de audiências e guias para pagamento de acordos", declarou o diretor do Departamento de Apoio aos Advogados Trabalhistas, advogado Marco Antônio Oliveira, depois de avaliar que o espaço foi disponibilizado graças à parceira entre a OAB e o TRT de Minas e em reconhecimento da importância do advogado para a administração da justiça. Já o presidente da Abrat, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, afirmou que o departamento de apoio hoje inaugurado no Fórum Trabalhista de Belo Horizonte é uma das melhores "salas" de advogados do Brasil, por ter sido dotada das mais avançadas tecnologias e por estar situada onde o advogado transita, bem ao lado da entrada do fórum.

Como já haviam feito os advogados Marco Antônio e Antônio Fabrício, Luis Cláudio Silva Chaves, presidente da OAB-MG, agradeceu a presidente do TRT-MG, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, o juiz diretor do Foro Trabalhista de BH, Danilo Siqueira, o presidente da Amatra3, juiz Bruno Alves Rodrigues, também presentes, e toda a administração do tribunal pela parceria e por viabilizar a instalação dessa nova sede, tão importante para os advogados, num mês em que se comemora a independente participação que têm na administração da Justiça.

Serviços oferecidos pelo Departamento

O Departamento de Apoio aos Advogados Trabalhistas do Fórum Trabalhista de Belo Horizonte oferece aos advogados suporte no PJe, inclusive com digitalização de documentos; cópias reprográficas, certidões das receitas Federal e Estadual, guias judiciais e acesso, em tempo real, às pautas das audiências. Também disponibiliza sala de reuniões, 12 terminais de computador com Internet, além de acesso WI- FI, café, suco e água mineral. O espaço ainda abriga uma sala da Amat e, em breve terá posto de certificação digital.

Autoridades presentes

A inauguração foi prestigiada pelo diretor de Atermação e Distribuição de Feitos de 1ª Instância, Ricardo Santoro; por Sérgio Murilo Diniz Braga e Ellen Hazan, respectivamente presidente e secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados; Isabel Dorado, presidente da Amat, e dezenas de advogados. (texto: Walter Salles - fotos: Madson Morais)

Visualizações: