Foro de Juiz de Fora se prepara para a VIII Semana Nacional de Conciliação

publicado 28/11/2013 06:16, modificado 28/11/2013 08:16

Foi realizado nesta terça-feira, dia 26 de novembro, no auditório da ESA - OAB Subseção Juiz de Fora, o evento preparatório para a Semana Nacional de Conciliação. A iniciativa foi do Núcleo Permanente de Conciliação do TRT-MG e contou com o apoio da OAB Subseção Juiz de Fora, da Coordenação Regional da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e de Faculdades de Direito da cidade.

Foro de Juiz de Fora se prepara para a VIII Semana Nacional de Conciliação (imagem 1)
Foto OAB/Juiz de Fora

A diretora do Foro de Juiz de Fora, Juíza Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora e membro do Núcleo de Conciliação do TRT 3ª Região, disse que o evento foi marcado por abordagens sob diversos aspectos. "Todos unânimes em prol da necessidade de mudanças no ensino e no estudo do Direito e ainda no sistema de administração da Justiça nacional. A reflexão foi proveitosa e profunda e está no caminho da contemporaneidade, com abordagens pluridisciplinares, em ampla interlocução com vários setores da sociedade", comemorou a juíza ressaltando a participação dos estudantes de Direito. "A participação acadêmica surpreendeu positivamente os presentes, com apresentações entusiasmadas, aprofundadas, apropriadas ao tema em debate e merece destaque especial".

Foram proferidas palestras pela coordenadora Regional da Defensoria Pública Estadual, defensora Pública Ana Lucia Leite; pela advogada representante da OAB, Suzana Maria Paletta Guedes Moraes, e pelos alunos Scherliton Graveli, da Faculdade do Sudeste Mineiro (sob a supervisão da Coordenadora do Curso, Professora Marize Alvarez Saraiva) e João Ricardo Ferreira Fortini Pimentel, Mariana Ruffo Pinto e Rafael da Silva Liberano, do Instituto Vianna Júnior (sob a supervisão da Professora Andréa Rodrigues de Oliveira Munhoz). Estes últimos foram classificados em 3º lugar dentre as 900 faculdades inscritas (apenas 26 selecionadas efetivamente participantes) na I Competição Nacional de Mediação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, em agosto deste ano.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção Juiz de Fora, Júlia Carla Duarte, também participou do evento que teve os trabalhos conduzidos pelo presidente da OAB Subseção Juiz de Fora, Denilson Closato Alves.

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a VIII Semana Nacional de Conciliação ocorrerá de 2 a 6 de dezembro, em todos os tribunais do País, e consiste em um esforço concentrado na seleção de processos com possibilidade de acordo e na intimação das partes para que elas tentem solucionar seus conflitos de forma pacífica, simplificada e rápida.

A VIII Semana Nacional de Conciliação será aberta na próxima segunda-feira (2/12), pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, no início da sessão plenária do CNJ, em Brasília/DF. (Márcia Barroso)

Visualizações: