Guias de pagamento de todas as Varas de BH são emitidas pela Internet

publicado 09/06/2014 10:30, modificado 09/06/2014 13:30

O sistema e-Guia, implantado a partir desta segunda-feira (9) em todas as Varas do Trabalho de Belo Horizonte, permite que guias de depósito de processos trabalhistas sejam solicitados diretamente pela Internet, sem necessidade de comparecer ao balcão das secretarias ou a agências bancárias. Além disso, com a utilização de um código de identificação gerado pelo sistema, é possível saldar débitos com a Justiça por meio do chamado TED judicial, que permite fazer transferência a partir de qualquer conta bancária.

A emissão do guia eletrônico já estava disponível, desde o dia 30 de junho, para processos físicos oriundos da 13ª Vara da capital e, desde o dia 23 de abril, para processos físicos oriundos das varas 41 a 44, para os originados na 2ª Instância e para aqueles reunidos no Juízo Auxiliar de Execuções. A partir de agora, os processos da capital que tramitam em meio eletrônico também têm acesso ao sistema e-Guia.

Além de facilitar o trâmite para a parte que fará o pagamento, o novo sistema também agiliza o trabalho da Justiça, pois o comprovante de pagamento passa a ser enviado para as varas por meio eletrônico, da mesma forma que os comprovantes de transferências bancárias do sistema conhecido como Bacenjud . Com isso, fica facilitado o gerenciamento desses documentos por parte do Tribunal, que passa a juntar esses comprovantes aos autos com mais celeridade.

Desenvolvido inicialmente pelo TRT de Goiás, o sistema passou por quatro meses de adaptação local, a cargo dos servidores da área de informática de MG, Rodrigo Possa e Lucas Vinicius.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio de tutoriais, acessados a partir do sinal "?" presente em todas as telas do sistema. Uma explicação mais completa está disponível acessando o link situado acima da barra de menu da página do e-Guia ou clicando aqui . Se o usuário preferir, pode obter informações entrando em contato com a Central de Atendimento do TRT, pelo telefone (31) 3228-7272 ou enviando mensagem para centraldeatendimento@trt3.jus.br. (David Landau)

Visualizações: