Novos servidores são recepcionados pela Diretoria de Recursos Humanos
A Diretoria de Recursos Humanos promoveu nesta semana mais um curso voltado para os novos servidores que estão tomando posse no TRT-MG em decorrência de aprovação no concurso público realizado em 2009. Ao todo, 30 servidores recém-empossados tiveram a oportunidade de conhecer, nesta quinta-feira, dia 6, um pouco da instituição da qual já fazem parte, pelas palavras de Maria Eugênia Costa Machado, coordenadora do Programa de Integração, da Diretoria de Recursos Humanos.
![]() |
Foto: Madson Morais |
Segundo Maria Eugênia, que atua no programa desde 2005, a maioria dos participantes elogia muito o curso. "Os que vêm de outros órgãos contam que não tiveram uma recepção como esta, muitos chegam ansiosos, querendo saber onde serão lotados e qual sua ocupação. Então um dos objetivos principais do programa é recepcioná-los na instituição e baixar um pouco esta ansiedade, fornecendo a eles informações sobre a Justiça do Trabalho e também sobre a carreira funcional", diz Eugênia.
Os novos analistas, técnicos e oficiais conhecem o funcionamento e o andamento processual da 1ª e 2ª Instâncias, o organograma do TRT, a missão institucional da Justiça do Trabalho e quais as áreas que darão suporte às suas carreiras até a aposentadoria. Representantes das diretorias de Saúde, Pagamento e Pessoal e a Asttter apresentam aos novos servidores as vantagens e benefícios previstos no funcionalismo federal.
Como parte do programa, ainda, os servidores recebem informações sobre o Centro de Memória da Justiça do Trabalho e visitam a nova exposição, inaugurada recentemente, e também a Biblioteca do tribunal, além de assistir a audiências e à sessões de sustentação oral.
A analista judiciária Caroline Garcia de Abreu, que costumava estudar para o concurso na Biblioteca do TRT, considera o programa interessante: "Estou gostando muito do curso, acho importante a iniciativa, saber internamente o funcionamento do TRT, os valores da instituição e sua missão. Assim, a gente não é pego de surpresa. É ruim começar o primeiro dia sem conhecer bem a instituição onde vamos trabalhar".
O programa, para esta turma, se encerra amanhã, ao meio-dia e, já a partir da próxima segunda-feira, os novos servidores assumem as novas funções, inclusive aqueles que serão destinados ao interior. Na próxima terça-feira, cerca de 40 servidores iniciam mais um Programa de Integração para iniciar suas atividades na Justiça do Trabalho mineira. (Solange Kierulff)