Palestra debate e divulga importância da conciliação na Justiça

publicado 04/11/2014 11:50, modificado 10/03/2019 11:05

Com o objetivo de difundir ao máximo junto à sociedade a importância e as vantagens da conciliação alcançada mediante acordos judiciais, bem como para divulgar como as partes interessadas podem se utilizar desse recurso, a Escola Judicial e a Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais realizam nesta quarta, 5 de novembro, as 10 e as 14 horas, a palestra "A eficácia da conciliação na solução dos conflitos", destinada a estagiários de direito, advogados, servidores do TRT-MG, magistrados e público em geral. A palestra será gravada em CD e distribuída às escolas de direito do interior do estado, para que atinja a maior difusão possível.

Dividida em duas sessões, a palestra será ministrada na sede do Tribunal - Avenida Getúlio Vargas, 225 / 10º andar, bairro Funcionários, Belo Horizonte - pelas juízas Anna Carolina Marques Gontijo, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Patrimonial; e Wilméia da Costa Benevides, coordenadora do Núcleo de Conciliação da 2ª Instância. O evento faz parte dos preparativos da Semana Nacional da Conciliação, promovida entre os dias 24 e 28 de novembro pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, no TRT mineiro, assim como nos demais tribunais do país.

O objetivo da Semana é incentivar que as partes interessadas e advogados solicitem à Justiça audiências de conciliação para solucionar processos em tramitação na 1ª ou na 2ª Instância. Os pedidos para participar das audiências devem ser entregues durante o expediente em cada Vara do Trabalho onde o processo tramita, ou serem inscritos até o dia 15 de novembro, de 8 às 18 horas, na Central Permanente de Conciliação de 1º Grau, no Núcleo de Conciliação de 2º Grau, na Secretaria de Execuções e Precatórios, ou ainda pelo site www.trt3.jus.br .

As inscrições para a inclusão de processos na pauta da Semana de Conciliação podem ser realizadas clicando aqui . E os endereços dos núcleos permanentes de conciliação são os seguintes:

Central Permanente de Conciliação de 1º grau : 17º andar do prédio da Justiça do Trabalho na Av. Augusto de Lima 1234, Barro Preto - Belo Horizonte/MG.

Caso queira fazer o pedido de conciliação diretamente à Central basta clicar aqui .

Núcleo de Conciliação do 2º Grau : localizado na Avenida do Contorno 4631-10º andar, Funcionários - Belo Horizonte/MG.

Caso queira fazer o pedido de conciliação diretamente ao Núcleo basta clicar aqui .

Secretaria de Execuções e Precatórios - SEP : 18º andar do prédio da Justiça do Trabalho na Av. Augusto de Lima 1234, Barro Preto, Belo Horizonte/MG.

Vantagens

A conciliação é um ato judicial por meio do qual as partes em litígio, sob a interveniência de um magistrado, ajustam a solução transacionada sobre o objeto de cada processo.

Os acordos judiciais firmados na audiência de conciliação apresentam muitas vantagens para as partes e seus advogados, pois simplificam a solução dos conflitos, estimulam o diálogo e o encontro de soluções pacificadoras, favorecem a criatividade, reduzem o número de processos no Poder Judiciário aumentando a sua agilidade, e garantem eficiência ao aparato judiciário.

Conciliar: bom para todos, melhor para você.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br