Seminário dia 3 na UFV discute saúde e segurança no trabalho rural

publicado 27/11/2014 15:19, modificado 27/11/2014 17:19
Seminário dia 3 na UFV discute saúde e segurança no trabalho rural (imagem 1)

Dia 3 de dezembro, no auditório do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa, na Zona da Mata Mineira, será realizado o 1º Seminário sobre Saúde e Segurança no Trabalho Rural , com objetivo de discutir a Norma Regulamentadora nº 31 (NR-31), do Ministério do Trabalho e Emprego, e de conscientizar os trabalhadores rurais sobre a segurança e a saúde no trabalho, com enfoque especial nas consequências do uso de agrotóxicos.

As inscrições devem ser feitas no local do evento, situado no campus da referida universidade, Avenida Peter Henry Rolfs, s/n - Viçosa. O credenciamento dos participantes ocorrerá das 8 às 9h, precedendo a solenidade de abertura, conduzida por magistrados do TRT-MG com participação dos dirigentes da Fetaemg e da Faemg.

Palestras

Na primeira palestra do seminário (veja programação aqui) , às 9h30, o desembargador do TRT-MG, Anemar Amaral, apresenta o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro do CSJT/TST, do qual é gestor regional juntamente com o juiz Eduardo Ferri, do mesmo tribunal, coordenador do painel. Às 10h30, o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego Carlos Fernando Lage Paixão fala sobre o tema: "Norma Regulamentadora nº 31 - Alternativas para uso de agrotóxicos", em painel coordenado pela também auditora Milene Vieira Dias, da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais.

Depois do almoço, das 12 às 13h, o evento prossegue com a palestra "Produção Rural, Sustentabilidade e Saúde", a cargo da professora Terezinha Campos, representante da Fetaemg - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais. Na coordenação do painel, o auditor fiscal da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Jorge Henrique Costa Augusto.

"Construindo a Segurança no Trabalho Rural" é o tema da última palestra do seminário, às 14h, de Odair Sanches, técnico em segurança do trabalho, titular da empresa de treinamentos que leva seu nome e tutor do Curso Tecnólogo de Segurança do Trabalho - Unisa/Patos de Minas, com a auditora fiscal Milene Vieira Dias, da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas, na coordenação do painel.

Com apoio da Universidade Federal de Viçosa, o seminário é uma realização do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro, do Ministério do Trabalho e Emprego e sua Superintendência Regional, da Fetaemg e da Faemg.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br