Singespa realiza encontro em setembro

publicado 20/08/2013 15:27, modificado 20/08/2013 18:27
Singespa realiza encontro em setembro (imagem 1)

Em reunião nesta terça-feira com a assessora de planejamento estratégico do TRT-MG, Patrícia Helena dos Reis, o coordenador-geral do Sistema Integrado de Gestão Judiciária e de Participação da 1ª Instância da JT/MG (Singespa), juiz Cleber Lúcio de Almeida (titular da 21ª VT de BH, e a gestora regional da execução trabalhista, juíza Maria Cecília Alves Pinto (titular da 26ª Vara da capital) trataram da atuação concentrada para a efetividade da fase de execução nos processos trabalhistas. Um exemplo desse esforço conjunto é a organização da Semana Nacional de Execução no âmbito do TRT-MG, que ocorrerá de 26 a 30 de agosto.

Outro foco da reunião foi a organização do 4º Encontro do Singespa, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro. A expectativa é reunir mais de 250 magistrados em Belo Horizonte e em mais sete regiões do estado. Uma das propostas que serão abordadas é a de instituir um Juízo Prévio de Conciliação que, segundo Cleber Lúcio de Almeida, pode servir como um espaço prévio de negociação, evitando a chegada de algumas demandas às varas.

No encontro também foi comentada a aprovação no Tribunal Pleno das alterações propostas pelo Singespa no Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho de Minas Gerais.

O Singespa que surgiu em 2010, tem servido para conquistar, segundo a juíza Maria Cecília Alves Pinto "uma administração compartilhada e mais democrática para que os juízes possam participar na construção de diretrizes". A iniciativa já foi premiada no CNJ e na Organização dos Estados Americanos.

Participaram também da reunião, além dos já mencionados, as servidoras Cristiane Dominique Kunzi, da Assessoria de Planejamento Estratégico, e Regina Célia Coutinho Nogueira, do Singespa. (David Landau)

Visualizações: